*Por Bruno Moraes:
Antes de falar sobre as baterias, eu gostaria de ressaltar a Lavagem da Sapucaí, onde todos os ritmistas e componentes do evento desfilaram com muita garra e alegria mesmo sob um dilúvio.
Muito lindo de ver como o sambista é comprometido com o espetáculo e, mesmo debaixo de muita chuva, foram incríveis. Nosso muito obrigado a todos que participaram da Lavagem!
+ Unidos de Vila Isabel:
A Bateria Swingueira de Noel fez um excelente ensaio mesmo com a chuva chata tentando atrapalhar. A bateria se apresentou de forma técnica e fez com que o samba tivesse um bom rendimento. Realmente, impressionou a segurança das bossas e o tradicional swing da “cozinha” (caixas, repiques e marcações) da Vila.
Mestre Macaco Branco cada vez mais deixa o clima da bateria de forma leve e descontraída para seus ritmistas, há muita alegria e sorriso no rosto de cada integrante dessa bateria. E isso irradia.
Voltando à parte técnica, os tamborins e chocalhos estão cada vez mais entrosados e em alto nível. Já na parte de trás da bateria, o padrão da batida do tarol somado ao swing das caixas e repiques dão um molho muito especial no ritmo. As marcações com terceiras mais centradas e primeiras e segundas mais “pesadas” (graves) estão firmes. O único detalhe foi que, em função da chuva, as marcações perderam um pouco afinação, porém acredito que por ser há uma semana do Carnaval, tinha-se uma preocupação com que os surdos estourassem e prejudicasse o planejamento do desfile oficial. A bossa do “Arraiá” levantou no ensaio e vai levantar a Sapucaí no dia do desfile. É realmente uma bossa muito segura e produtiva.
+ Unidos do Viradouro:
A bateria da Viradouro fez uma belíssima apresentação no ensaio técnico. Mestre Ciça parece estar com “sangue nos olhos” atrás das notas máximas. O ponto alto da bateria foi na redução do andamento de acordo com o samba, isso realmente ajudou muito no bom desempenho de ambos.
As bossas utilizando o recurso do Tilbal e com coreografia prometem uma interatividade com o público no dia do desfile. Na parte técnica vale destacar que as caixas e repiques tiveram um desempenho bem mais limpo com a redução do andamento.
Outro destaque é o desenho de tamborim, muito encaixado ao samba. As cuícas apresentaram uma ótima sonoridade junto com a boa ala de chocalho. As marcações estavam muito bem afinadas apesar da chuva. Pra finalizar, exalto aqui a figura do Mestre Ciça, que é certamente um dos maiores artistas dessa festa. Ritmista que iniciou a tocar na década de 70 e Mestre a partir da década de 80, é um dos maiores da história e merece todo e qualquer tipo de reconhecimento. Nós apoiamos a ideia de transformar o segundo de Recuo de Bateria em “Recuo Mestre Ciça”. O bonde do Caveira está de parabéns!
+ veja como foi cada um dos dois treinos:
+ UNIDOS DE VILA ISABEL
+ UNIDOS DO VIRADOURO
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do portal SRzd
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