Na noite desta segunda-feira (10), durante coletiva de imprensa com transmissão pelas redes sociais da administração municipal, foi anunciado o adiamento do Carnaval da cidade de Santos 2022, considerado o segundo maior do estado de São Paulo. O prefeito Rogério Santos (PSDB) informou que “a medida foi tomada para evitar a proliferação de casos de Covid-19 e de gripe”. Uma nova data ainda não foi definida.
Através de nota publicada em suas redes sociais nesta quinta-feira (13), a Liga Independente e Cultura das Escolas de Samba de Santos (Licess), informou que trabalha “em conjunto com a Secult [Secretaria de Cultura de Santos] no intuito de viabilizar um formato para que as escolas possam se apresentar ainda este ano, desde que em circunstâncias mais seguras, dando continuidade aos projetos por ora interrompidos”.
No texto, a entidade também destacou que vai seguir promovendo ações sociais e apoiando as campanhas de vacinação. “Pretendemos viabilizar um calendário de atividades formativas sobre o nosso Carnaval, visando consolidar os avanços conquistados recentemente e aproximá-lo de outros setores da sociedade. Tais contrapartidas serão essenciais para que a Liga e as agremiações consigam honrar os compromissos já assumidos e também repensem seus respectivos cronogramas visando o Carnaval de 2023”, afirmou.
“Até lá, esperamos que a ciência siga triunfando ante o negacionismo. Seguiremos fazendo a nossa parte, com empatia, mas também atentos às constantes tentativas de marginalização da cultura popular”, ressaltou a Liga.
Em novembro de 2021, a ordem dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Santos chegou se ser definida para o evento que aconteceria na Passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste da cidade e, no total, 15 agremiações iriam desfilar em fevereiro, incluindo uma escola convidada, seis do Grupo de Acesso e oito do Grupo Especial.
Leia também:
+ Ricardo Nunes diz que protocolo para os desfiles no Anhembi deve ser concluído na próxima semana
+ Doria diz que decisão sobre o Carnaval no estado de São Paulo cabe aos prefeitos
+ Eleição da Corte do Carnaval de São Paulo não acontecerá neste ano
+ Liga-SP sugere retirada do quesito harmonia e uso obrigatório de máscaras durante os desfiles