Carnaval de São Paulo. Os desfiles do Grupo Especial na capital paulista acontecem, desde o ano 2000, no Sambódromo do Anhembi em duas noites. As apresentações tradicionalmente são divididas em duas partes: sexta-feira e sábado.
Em entrevista ao podcast “Carnaval sem Julgamento”, Sidnei Carriuolo, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, afirmou que promover uma noite de desfiles na sexta-feira é uma missão muito estressante e desafiadora, destacando que seria uma vontade da Liga fazer uma modificação.
“É uma questão de acerto com a empresa que vai nos transmitir. Nos favorece. Vocês não têm noção do estresse que é você trabalhar na sexta-feira e desfilar”, disse o dirigente ao ser questionado sobre o assunto por Paola Novaes.
Bruno Chateaubriand concordou com o dirigente: “Eu acho inteligentíssima sua colocação sobre esse ponto de vista. Acho que esse é um caminho a se percorrer, né? Aí pensar estruturalmente. São Paulo vai ter a máquina dela de forma independente do Rio de Janeiro, e não vai pensar mais em estar acoplado”.
Responsável pela organização do espetáculo das três divisões do samba paulistano, a Liga-SP vendeu todos os ingressos de arquibancada do Grupo Especial, para o último Carnaval de forma antecipada.
Para os desfiles do próximo ano, a venda das entradas, incluindo mesas e cadeiras de pista, já está sendo feita, via internet, desde o mês de maio.
+ veja a ordem dos desfiles de 2025
Grupo Especial
Sexta-feira, 28 de fevereiro
Colorado do Brás
Barroca Zona Sul
Dragões da Real
Mancha Verde
Acadêmicos do Tatuapé
Rosas de Ouro
Camisa Verde e Branco
Sábado, 1º de março
Águia de Ouro
Império de Casa Verde
Mocidade Alegre
Gaviões da Fiel
Acadêmicos do Tucuruvi
Estrela do Terceiro Milênio
Vai-Vai