Está chegando o Dia Nacional do Samba. Um dos eventos mais aguardados e que faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.
No próximo sábado (4), a partir das 18h, em quatro palcos com muitos shows e 15 rodas de sambas espalhadas pelos quatro cantos do bairro de Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio, vai partir o Trem do Samba 2021, cheio de novidades.
Ele sai da Central do Brasil às 18:04h, mesmo horário em que Paulo da Portela seguia para Oswaldo Cruz há mais 80 anos com seus companheiros de samba. Terá as velhas guardas das escolas de samba, a Corte do Carnaval, convidados e a imprensa que irá cobrir o evento.
Para celebrar esse momento tão importante para a cultura popular, o cantor, compositor, idealizador e responsável pelo Trem do Samba, Marquinhos de Oswaldo Cruz, tem uma novidade que mostra que a festa é muito democrática e feita com muito amor e carinho para o povo:
“Estamos muitos felizes por poder reencontrar o nosso povo de volta. Sentimos muita a falta daquele calor humano, das vozes, dos coros, das alegrias, dos abraços, das emoções, das lagrimas de alegria e felicidade. Tivemos um período muito difícil nesses quase 2 anos de pandemia, com muitas tristezas e perdas que sentimos até hoje. Esse será o Trem do Recomeço, de uma nova era, da celebração da vida”, celebra Marquinhos.
De acordo com a SuperVia, que vai oferecer o Trem do Samba em 2021 com o apoio de patrocinadores, o público que desejar seguir para o local do evento em Oswaldo Cruz poderá embarcar nos trens da grade regular de sábado normalmente. O valor da tarifa é de R$ 5.
“Para que esse grande evento possa acontecer, precisamos agradecer aos nossos parceiros, fundamentais na viabilização desse lindo projeto; a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e o apoio do Sebrae-RJ. A realização fica por conta da Rede Carioca de Rodas de Samba com produção da MMachado Promoções e a assessoria de imprensa da Código Morse Assessoria de Imprensa e Comunicação. No final do evento teremos uma grande confraternização com todas as rodas de samba na casa da Vera Caju, mulher do saudoso Luiz Carlos da Vila”, explica Marquinhos.
*Importante: Em atendimento ao Decreto Municipal 49.335 do dia 26 de agosto de 2021, para acesso ao Trem do Samba 2021, é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 através do certificado digital disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – o Conecte SUS. A exigência do comprovante será feita no embarque na Central do Brasil.