Depois de muita confusão, a Marvel e a Disney voltaram atrás e recontrataram James Gunn para o comando de “Guardiões da Galáxia Vol. 3” (Guardians of the Galaxy Vol. 3). O anúncio foi feito na última sexta-feira, dia 15.
Responsável pelos dois primeiros filmes da franquia, Gunn havia sido demitido no ano passado após a divulgação de posts de 10 anos atrás com piadas sobre HIV, pedofilia e estupro no Twitter. O caso incomodou a Marvel e a Disney, que decidiram afastá-lo do projeto que já estava em fase de pré-produção. À época, especulou-se que nem mesmo o roteiro de Gunn seria utilizado no longa.
“Estou extremamente grato por todas as pessoas que me apoiaram nos últimos meses. Estou sempre aprendendo e vou continuar trabalhando para ser a melhor pessoa que posso ser. Estou profundamente agradecido pela decisão da Disney e animado para continuar fazendo estes filmes sobre o amor que une todos nós. Tenho sido, e continuo honrado por todo seu amor e apoio. Do fundo do meu coração, obrigado. Amor para todos vocês”, disse James Gunn em sua conta oficial no Twitter.
A demissão de James Gunn gerou uma onda de protestos não apenas dos fãs, mas do próprio elenco, que chegou a enviar uma carta aberta à Disney pedindo a recontratação de Gunn, alegando que os posts eram antigos e que ele já havia se redimido e desculpado. Na ocasião, Dave Bautista, intérprete de Drax, ameaçou se demitir, principalmente se o roteiro de Gunn não fosse aproveitado.
Após a polêmica demissão, a concorrente DC / Warner contratou James Gunn para dirigir e roteirizar “Esquadrão Suicida 2” (The Suicide Squad 2 – 2021). Segundo o The Hollywood Reporter, o novo longa não será uma sequência do anterior, mas um reboot da franquia, algo que pode ser justificado pelas críticas negativas de “Esquadrão Suicida” (Suicide Squad – 2016), de David Ayer. E o fato de o elenco original não estar completamente confirmado corrobora a informação do periódico – Will Smith é o único nome do elenco original que está oficialmente de fora do novo filme até o momento, pois foi substituído por Idris Elba, rosto conhecido da Marvel.
De acordo com o Deadline, o compromisso de Gunn com a DC / Warner é o responsável por atrasar ainda mais o cronograma de “Guardiões da Galáxia Vol. 3”, pois o cineasta só poderá rodar o novo longa da Marvel após as filmagens de “Esquadrão Suicida 2”, que devem começar no segundo semestre deste ano.
“Guardiões da Galáxia Vol. 3” ainda não tem previsão de lançamento.
Leia também:
– ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’: produção é paralisada por tempo indeterminado