Reorganizando o cronograma depois de longo período de adiamentos e/ou cancelamentos decorrentes da pandemia de Covid-19, o cinema inicia novo ano renascendo das cinzas como uma Fênix, tentando encontrar meios de coexistência pacífica entre o modelo tradicional e as plataformas digitais, que perderam um pouco da força à medida que o público retornava às salas […]
POR Ana Carolina Garcia02/01/2023|9 min de leitura
Reorganizando o cronograma depois de longo período de adiamentos e/ou cancelamentos decorrentes da pandemia de Covid-19, o cinema inicia novo ano renascendo das cinzas como uma Fênix, tentando encontrar meios de coexistência pacífica entre o modelo tradicional e as plataformas digitais, que perderam um pouco da força à medida que o público retornava às salas de exibição. No entanto, alguns dos títulos mais aguardados desse ano também constavam nas listas dos anos anteriores, como por exemplo, “Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1” (Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One – 2023, EUA) e “John Wick 4” (John Wick: Chapter 4 – 2023, EUA), respectivamente dirigidos por Christopher McQuarrie e Chad Stahelski.
Produzido e estrelado por Tom Cruise, “Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1” tem lançamento agendado para 13 de julho, meses após a estreia de “John Wick 4”, produzido e protagonizado por Keanu Reeves, que, no ano passado, emprestou sua voz ao Batman em “DC Liga dos Superpets” (DC League of Super-Pets – 2022, EUA). E falando em super-heróis, o filão tem algumas promessas ao longo do ano.
Celebrando o seu centenário, a Warner Bros., agora chamada de Warner Bros. Discovery (WBD), tem em seu cronograma longas-metragens que prometem conquistar o público. Entre eles: “Creed III” (Creed III – 2023, EUA), dirigido e estrelado por Michael B. Jordan, em 02 de março; “Barbie” (Barbie – 2023, Reino Unido / EUA), de Greta Gerwig, em 20 de julho; “Duna: Parte Dois” (Dune: Part Two – 2023, EUA / Canadá), de Denis Villeneuve, em 03 de novembro; “Wonka” (Wonka – 2023, EUA / Canadá / Irlanda / Reino Unido / Austrália / França), de Paul King, 15 de dezembro; e “A Cor Púrpura” (The Color Purple – 2023, EUA), de Blitz Bazawule, 21 de dezembro.
A Warner também tem quatro títulos da DC Comics em seu cronograma. Todos, sem exceção, aguardados pelos fãs. São eles: “Shazam! Fúria dos Deuses” (Shazam! Fury of the Gods – 2023, EUA), de David F. Sandberg, previsto para 17 de março; “The Flash” (The Flash – 2023, EUA), de Andy Muschietti, em 16 de junho; “Aquaman 2” (Aquaman and the Lost Kingdom – 2023, EUA), de James Wan, em 25 de dezembro; e “Besouro Azul” (Blue Beetle – 2023, EUA / México), de Angel Manuel Soto, agendado para 18 de agosto e, não há como negar, o que tem causado mais curiosidade entre o público brasileiro por ser estrelado por Bruna Marquezine e Xolo Maridueña.
Estreante em Hollywood, Bruna Marquezine interpretará a primeira heroína latina da DC, Penny, jovem por quem o protagonista Jaime Reyes / Blue Beetle é apaixonado – o personagem ficou sob a responsabilidade de Xolo Maridueña, popularmente conhecido como Miguel Diaz, o pupilo de Johnny Lawrence (William Zabka) em “Cobra Kai” (Cobra Kai – desde 2018, EUA).
Principal concorrente da DC / Warner, a Disney / Marvel agendou títulos de peso para 2023. São eles: “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” (Ant-Man and the Wasp: Quantumania – 2023, EUA), de Peyton Reed, em 16 de fevereiro; “Guardiões da Galáxia Vol.3” (Guardians of the Galaxy Vol. 3 – 2023, EUA), de James Gunn, em 04 de maio; e “As Marvels” (The Marvels – 2023, EUA), de Nia DaCosta, em 27 de julho. Mas a Marvel ainda tem outro título, produzido pelo braço Sony, “Kraven, O Caçador” (Kraven the Hunter – 2023, EUA), de J.C. Chandor, em 06 de outubro.
Também celebrando o centenário, a The Walt Disney Company tem outras apostas no seu cronograma, fora do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM). São elas: “Os Banshees de Inisherin” (The Banshees of Inisherin – 2022, Irlanda / Reino Unido / EUA), de Martin McDonagh, em 02 de fevereiro; “A Pequena Sereia” (The Littler Mermaid – 2023, EUA), de Rob Marshall, em 26 de maio; “Indiana Jones e o Chamado do Destino” (Indiana Jones and the Dial of Destiny – 2023, EUA), de James Mangold, em 30 de junho; e “Haunted Mansion” (Haunted Mansion – 2023, EUA), de Justin Simien, em 11 de agosto, inspirada numa das atrações mais populares dos parques temáticos do grupo Disney. Além desses títulos, a Casa do Mickey também tem duas animações agendadas: “Elementos” (Elemental – 2023, EUA), de Peter Sohn, em 16 de junho; e “Wish” (Wish – 2023, EUA), de Chris Buck e Fawn Veerasunthorn, em 22 de dezembro.
Título de destaque na atual temporada de premiações americana, “Os Fabelmans” (The Fabelmans – 2022, EUA), de Steven Spielberg, chega aos cinemas brasileiros em 09 de fevereiro como uma das grandes apostas da Universal Pictures, que ainda tem em sua agenda filmes como: “Batem à Porta” (Knock at the Cabin – 2023, EUA), de M. Night Shyamalan, em 02 de fevereiro; “O Urso do Pó Branco” (Cocaine Bear – 2023, EUA), de Elizabeth Banks, em 24 de fevereiro; “Fast X” (Fast X – 2023, EUA), de Louis Leterrier, em 19 de maio; “Oppenheimer” (Oppenheimer – 2023, Reino Unido / EUA), de Christopher Nolan, em 21 de julho; e as animações “Super Mario Bros. O Filme” (The Super Mario Bros. Movie – 2023, Japão / EUA), de Aaron Horvath e Michael Jelenic, em 07 de abril; e “A Fuga das Galinhas 2” (Chicken Run: Dawn of the Nugget – 2023, Reino Unido / EUA / França), de Sam Fell, em 10 de novembro.
Estúdio responsável pela franquia “Missão Impossível” (Mission: Impossible – iniciada em 1996), a Paramount Pictures agendou para o circuito brasileiro uma das apostas da temporada de prêmios dos Estados Unidos, “Babilônia” (Babylon – 2022, EUA), de Damien Chazelle, em 19 de janeiro. Além desse longa, a companhia anunciou as estreias dos blockbusters “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes” (Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves – 2023, EUA / Canadá), de John Francis Daley e Jonathan Goldstein, em 17 de maio; e “Transformers: O Despertar das Feras” (Transformers: Rise of the Beasts – 2023, EUA), de Steven Caple Jr., em 09 de junho. A Paramount também confirmou as animações: “Spellbound” (Spellbound – 2023, Espanha / EUA), de Vicky Jenson, ainda sem data definida; e “Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem” (Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem – 2023, EUA), de Jeff Rowe e Kyler Spears, em 07 de setembro.
A Sony Pictures tem como apostas para esse ano, além do já citado “Kraven, O Caçador”, as animações “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” (Spider-Man: Across the Spider-Verse – 2023, EUA), de Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson, em 1o de junho; e “Harold and the Purple Crayon” (Harold and the Purple Crayon – 2023, EUA), de Carlos Saldanha, em 29 de junho. O estúdio também agendou os seguintes live-actions: “65” (65 – 2023, EUA), de Scott Beck e Bryan Woods, em 09 de março; “No Hard Feelings” (No Hard Feelings – 2023, EUA), de Gene Stupnitsky, em 15 de junho; “Gran Turismo” (Gran Turismo – 2023, EUA), de Neill Blomkamp, em 11 de agosto; “The Equalizer 3” (The Equalizer 3 – 2023, EUA), de Antoine Fuqua, em 1o de setembro.
O cinema brasileiro promete invadir o circuito com comédias, mas tentando se aventurar em outros gêneros. Neste contexto, duas animações se destacam enquanto tentam vagas na seleção do Festival de Annecy, um dos mais importantes do mundo: “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” (Bizarros Peixes das Fossas Abissais – 2023, Brasil), de Marcelo Marão, previsto para junho; e “Arca de Noé” (Arca de Noé – 2023, Brasil), de Sérgio Machado, ainda sem data definida.
Há anos trabalhando em “Arca de Noé”, Machado também tem outro longa-metragem agendado para esse ano, o live-action “O Rio do Desejo” (O Rio do Desejo – 2022, Brasil), previsto para 23 de março. Exibido na última edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e disputado internacionalmente, essa adaptação do conto “O Adeus do Comandante”, de Milton Hatoum, é uma das grandes apostas do cinema nacional e reúne elenco de peso que conta com nomes como Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira e Gabriel Leone.
Reorganizando o cronograma depois de longo período de adiamentos e/ou cancelamentos decorrentes da pandemia de Covid-19, o cinema inicia novo ano renascendo das cinzas como uma Fênix, tentando encontrar meios de coexistência pacífica entre o modelo tradicional e as plataformas digitais, que perderam um pouco da força à medida que o público retornava às salas de exibição. No entanto, alguns dos títulos mais aguardados desse ano também constavam nas listas dos anos anteriores, como por exemplo, “Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1” (Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One – 2023, EUA) e “John Wick 4” (John Wick: Chapter 4 – 2023, EUA), respectivamente dirigidos por Christopher McQuarrie e Chad Stahelski.
Produzido e estrelado por Tom Cruise, “Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1” tem lançamento agendado para 13 de julho, meses após a estreia de “John Wick 4”, produzido e protagonizado por Keanu Reeves, que, no ano passado, emprestou sua voz ao Batman em “DC Liga dos Superpets” (DC League of Super-Pets – 2022, EUA). E falando em super-heróis, o filão tem algumas promessas ao longo do ano.
Celebrando o seu centenário, a Warner Bros., agora chamada de Warner Bros. Discovery (WBD), tem em seu cronograma longas-metragens que prometem conquistar o público. Entre eles: “Creed III” (Creed III – 2023, EUA), dirigido e estrelado por Michael B. Jordan, em 02 de março; “Barbie” (Barbie – 2023, Reino Unido / EUA), de Greta Gerwig, em 20 de julho; “Duna: Parte Dois” (Dune: Part Two – 2023, EUA / Canadá), de Denis Villeneuve, em 03 de novembro; “Wonka” (Wonka – 2023, EUA / Canadá / Irlanda / Reino Unido / Austrália / França), de Paul King, 15 de dezembro; e “A Cor Púrpura” (The Color Purple – 2023, EUA), de Blitz Bazawule, 21 de dezembro.
A Warner também tem quatro títulos da DC Comics em seu cronograma. Todos, sem exceção, aguardados pelos fãs. São eles: “Shazam! Fúria dos Deuses” (Shazam! Fury of the Gods – 2023, EUA), de David F. Sandberg, previsto para 17 de março; “The Flash” (The Flash – 2023, EUA), de Andy Muschietti, em 16 de junho; “Aquaman 2” (Aquaman and the Lost Kingdom – 2023, EUA), de James Wan, em 25 de dezembro; e “Besouro Azul” (Blue Beetle – 2023, EUA / México), de Angel Manuel Soto, agendado para 18 de agosto e, não há como negar, o que tem causado mais curiosidade entre o público brasileiro por ser estrelado por Bruna Marquezine e Xolo Maridueña.
Estreante em Hollywood, Bruna Marquezine interpretará a primeira heroína latina da DC, Penny, jovem por quem o protagonista Jaime Reyes / Blue Beetle é apaixonado – o personagem ficou sob a responsabilidade de Xolo Maridueña, popularmente conhecido como Miguel Diaz, o pupilo de Johnny Lawrence (William Zabka) em “Cobra Kai” (Cobra Kai – desde 2018, EUA).
Principal concorrente da DC / Warner, a Disney / Marvel agendou títulos de peso para 2023. São eles: “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” (Ant-Man and the Wasp: Quantumania – 2023, EUA), de Peyton Reed, em 16 de fevereiro; “Guardiões da Galáxia Vol.3” (Guardians of the Galaxy Vol. 3 – 2023, EUA), de James Gunn, em 04 de maio; e “As Marvels” (The Marvels – 2023, EUA), de Nia DaCosta, em 27 de julho. Mas a Marvel ainda tem outro título, produzido pelo braço Sony, “Kraven, O Caçador” (Kraven the Hunter – 2023, EUA), de J.C. Chandor, em 06 de outubro.
Também celebrando o centenário, a The Walt Disney Company tem outras apostas no seu cronograma, fora do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM). São elas: “Os Banshees de Inisherin” (The Banshees of Inisherin – 2022, Irlanda / Reino Unido / EUA), de Martin McDonagh, em 02 de fevereiro; “A Pequena Sereia” (The Littler Mermaid – 2023, EUA), de Rob Marshall, em 26 de maio; “Indiana Jones e o Chamado do Destino” (Indiana Jones and the Dial of Destiny – 2023, EUA), de James Mangold, em 30 de junho; e “Haunted Mansion” (Haunted Mansion – 2023, EUA), de Justin Simien, em 11 de agosto, inspirada numa das atrações mais populares dos parques temáticos do grupo Disney. Além desses títulos, a Casa do Mickey também tem duas animações agendadas: “Elementos” (Elemental – 2023, EUA), de Peter Sohn, em 16 de junho; e “Wish” (Wish – 2023, EUA), de Chris Buck e Fawn Veerasunthorn, em 22 de dezembro.
Título de destaque na atual temporada de premiações americana, “Os Fabelmans” (The Fabelmans – 2022, EUA), de Steven Spielberg, chega aos cinemas brasileiros em 09 de fevereiro como uma das grandes apostas da Universal Pictures, que ainda tem em sua agenda filmes como: “Batem à Porta” (Knock at the Cabin – 2023, EUA), de M. Night Shyamalan, em 02 de fevereiro; “O Urso do Pó Branco” (Cocaine Bear – 2023, EUA), de Elizabeth Banks, em 24 de fevereiro; “Fast X” (Fast X – 2023, EUA), de Louis Leterrier, em 19 de maio; “Oppenheimer” (Oppenheimer – 2023, Reino Unido / EUA), de Christopher Nolan, em 21 de julho; e as animações “Super Mario Bros. O Filme” (The Super Mario Bros. Movie – 2023, Japão / EUA), de Aaron Horvath e Michael Jelenic, em 07 de abril; e “A Fuga das Galinhas 2” (Chicken Run: Dawn of the Nugget – 2023, Reino Unido / EUA / França), de Sam Fell, em 10 de novembro.
Estúdio responsável pela franquia “Missão Impossível” (Mission: Impossible – iniciada em 1996), a Paramount Pictures agendou para o circuito brasileiro uma das apostas da temporada de prêmios dos Estados Unidos, “Babilônia” (Babylon – 2022, EUA), de Damien Chazelle, em 19 de janeiro. Além desse longa, a companhia anunciou as estreias dos blockbusters “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes” (Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves – 2023, EUA / Canadá), de John Francis Daley e Jonathan Goldstein, em 17 de maio; e “Transformers: O Despertar das Feras” (Transformers: Rise of the Beasts – 2023, EUA), de Steven Caple Jr., em 09 de junho. A Paramount também confirmou as animações: “Spellbound” (Spellbound – 2023, Espanha / EUA), de Vicky Jenson, ainda sem data definida; e “Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem” (Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem – 2023, EUA), de Jeff Rowe e Kyler Spears, em 07 de setembro.
A Sony Pictures tem como apostas para esse ano, além do já citado “Kraven, O Caçador”, as animações “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” (Spider-Man: Across the Spider-Verse – 2023, EUA), de Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson, em 1o de junho; e “Harold and the Purple Crayon” (Harold and the Purple Crayon – 2023, EUA), de Carlos Saldanha, em 29 de junho. O estúdio também agendou os seguintes live-actions: “65” (65 – 2023, EUA), de Scott Beck e Bryan Woods, em 09 de março; “No Hard Feelings” (No Hard Feelings – 2023, EUA), de Gene Stupnitsky, em 15 de junho; “Gran Turismo” (Gran Turismo – 2023, EUA), de Neill Blomkamp, em 11 de agosto; “The Equalizer 3” (The Equalizer 3 – 2023, EUA), de Antoine Fuqua, em 1o de setembro.
O cinema brasileiro promete invadir o circuito com comédias, mas tentando se aventurar em outros gêneros. Neste contexto, duas animações se destacam enquanto tentam vagas na seleção do Festival de Annecy, um dos mais importantes do mundo: “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” (Bizarros Peixes das Fossas Abissais – 2023, Brasil), de Marcelo Marão, previsto para junho; e “Arca de Noé” (Arca de Noé – 2023, Brasil), de Sérgio Machado, ainda sem data definida.
Há anos trabalhando em “Arca de Noé”, Machado também tem outro longa-metragem agendado para esse ano, o live-action “O Rio do Desejo” (O Rio do Desejo – 2022, Brasil), previsto para 23 de março. Exibido na última edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e disputado internacionalmente, essa adaptação do conto “O Adeus do Comandante”, de Milton Hatoum, é uma das grandes apostas do cinema nacional e reúne elenco de peso que conta com nomes como Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira e Gabriel Leone.