Os filmes mais aguardados de 2024

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

A indústria cinematográfica passou os últimos anos tentando reorganizar o cronograma de estreias bastante impactado pela pandemia de Covid-19. Com as salas de exibição abertas sem nenhuma restrição, a situação começou a melhorar para a comunidade hollywoodiana, que sentiu os efeitos colaterais da crise sanitária iniciada em 2020. E quando os executivos de estúdios pensavam […]

POR Ana Carolina Garcia02/01/2024|8 min de leitura

Os filmes mais aguardados de 2024

“Duna: Parte Dois” é dirigido por Denis Villeneuve (Foto: Divulgação / Crédito: Warner Bros.).

| Siga-nos Google News

A indústria cinematográfica passou os últimos anos tentando reorganizar o cronograma de estreias bastante impactado pela pandemia de Covid-19. Com as salas de exibição abertas sem nenhuma restrição, a situação começou a melhorar para a comunidade hollywoodiana, que sentiu os efeitos colaterais da crise sanitária iniciada em 2020. E quando os executivos de estúdios pensavam que, finalmente, conseguiriam se reerguer, a greve conjunta de roteiristas e atores paralisou os centros de produção, afetando diretamente o calendário de estreias, empurrando parte dos filmes para 2024 e, até mesmo, 2025.

 

Um dos títulos mais aguardados para 2023 foi adiado para este ano, “Duna: Parte Dois” (Dune: Part Two – 2023, EUA / Canadá), de Denis Villeneuve, previsto para chegar ao circuito comercial brasileiro em 14 de março, poucas semanas antes de outro longa-metragem produzido sob a marca da centenária Warner Bros., “Mickey 17” (Mickey 17 – 2024, EUA / Reino Unido), agendado para 28 de março. Classificado como aventura, drama e ficção-científica, o longa de Bong Joon Ho, diretor responsável por “Parasita” (Gisaengchung – 2019, Coreia do Sul), conta com elenco liderado por Robert Pattinson e Mark Ruffalo.

 

No entanto, “Duna: Parte Dois” e “Mickey 17” não são as únicas apostas de peso da Warner Bros. Discovery (WBD) para o calendário de 2024. O estúdio, que comemorou seu centenário em 2023, promete chamar os holofotes para outras três grandes produções: “Furiosa: Uma Saga Mad Max” (Furiosa – 2024, Austrália), de George Miller, previsto para 23 de maio; “Os Fantasmas se Divertem 2” (Beetlejuice 2 – 2024, EUA), de Tim Burton, em 05 de setembro; e “Joker: Folie à Deux” (Joker: Folie à Deux – 2024, EUA), de Todd Phillips, em 04 de outubro, com a expectativa de repetir o sucesso de seu antecessor, “Coringa” (Joker – 2019, EUA), que rendeu a Joaquin Phoenix a estatueta do Oscar de melhor ator.

 

“Divertida Mente 2” é dirigido por Kelsey Mann (Foto: Divulgação).

 

A Warner terá como principal adversária na corrida pelas bilheterias outra companhia centenária, a The Walt Disney Company, que está lançando esta semana nos cinemas brasileiros a animação “Wish – O Poder dos Desejos” (Wish – 2023, EUA), de Chris Buck e Fawn Veerasunthorn – o longa estreou no circuito americano em novembro do ano passado. Com uma variedade invejável de departamentos e subsidiárias, a Casa do Mickey brigará em várias frentes, tendo “Mufasa: O Rei Leão” (Mufasa: The Lion King – 2024, EUA) como um dos destaques. Dirigido por Barry Jenkis, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado por “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (Moonlight – 2017, EUA), o longa tem lançamento previsto para 19 de dezembro. Antes disso, contudo, a Casa do Mickey apostará suas fichas numa animação aguardada com ansiedade pelos espectadores: “Divertida Mente 2” (Inside Out 2 – 2024, EUA), de Kelsey Mann, agendada para 13 de junho.

 

No entanto, uma produção tem despertado a curiosidade do público, “Deadpool 3” (Deadpool 3 – 2024, EUA), de Shawn Levy, previsto para 26 de julho. Isso se deve ao fato de o personagem defendido por Ryan Reynolds ser reconhecido pela personalidade politicamente incorreta raramente observada em títulos produzidos sob a marca Disney. Além disso, o longa será o único da Marvel / Disney no calendário desse ano devido à já citada greve conjunta de roteiristas e atores, que obrigou a Casa do Mickey a adiar alguns títulos, entre eles, do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

 

Mas os super-heróis da Marvel chegarão ao circuito pelo braço Sony em longas como “Madame Teia” (Madame Web – 2024, EUA), de S.J. Clarkson, em 14 de fevereiro; “Kraven, O Caçador” (Kraven the Hunter – 2023, EUA), de J.C. Chandor, em 29 de agosto; e “Venom 3” (Venom 3 – 2024, EUA), de Kelly Marcel, em 08 de novembro. A Sony ainda tem em seu cronograma uma visita ao passado com “The Karate Kid” (The Karate Kid – 2024, EUA), de Jonathan Entwistle, previsto para 13 de dezembro nos Estados Unidos, e a cinebiografia de Carole King, “Beautiful” (Beautiful – 2024, EUA), de Lisa Cholodenko, que não teve sua data divulgada.

 

Assim como a Disney e a Sony, a Universal Pictures também fará uma visita ao passado que lhe garantiu o apelido de Casa dos Monstros, quando o cinema expressionista alemão influenciou suas produções de horror, entre elas, “Drácula” (Dracula – 1931, EUA), de Tod Browning e Karl Freund, e “Frankenstein” (Frankenstein – 1931, EUA), de James Whale. E um dos títulos do Expressionismo Alemão usado como referência pelos cineastas dos anos 1930 foi “Nosferatu” (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens – 1922, Alemanha), de F.W. Murnau, que ganhará uma nova versão, dirigida por Robert Eggers, “Nosferatu” (Nosferatu – 2024, EUA), agendado para 25 de dezembro.

 

A Universal ainda realizará outra visita ao passado com “O Dublê” (The Fall Guy – 2024, EUA), adaptação de “Duro na Queda” (The Fall Guy – 1981 a 1986, EUA), série produzida pela 20th Century Fox Television e exibida pela ABC nos Estados Unidos. Dirigido por David Leitch, o longa é protagonizado por Ryan Gosling e Emily Blunt e está agendado para 1o de março nos cinemas brasileiros. Além disso, o tradicional estúdio tem em seu cronograma novo filme sobre caçadores de tornados, que em muito remete a “Twister” (Twister – 1996, EUA), de Jan de Bont, mas anunciado como original, não um remake ou prequel. Estrelado por Glen Powell e Daisy Edgar-Jones, “Twisters” (Twisters – 2024, EUA) tem direção de Lee Isaac Chung e previsão de lançamento para 18 de julho.

 

Um dos grandes nomes da indústria fonográfica, o jamaicano Bob Marley ganhará uma cinebiografia dirigida por Reinaldo Marcus Green para a Paramount Pictures, “Bob Marley: One Love” (Bob Marley: One Love – 2024, EUA), prevista para 15 de fevereiro e protagonizada por Kingsley Ben-Adir. Mas essa não é a única aposta do estúdio que adiou “Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Dois” (Mission: Impossible – Dead Reckoning Part Two – 2025, EUA), dirigido por Christopher McQuarrie, produzido e estrelado por Tom Cruise, para maio de 2025, pois a Paramount tem outros três títulos de peso agendados para esse ano.

 

“Amigos Imaginários” é dirigido por John Krasinski (Foto: Divulgação).

Com direção de John Krasinski, “Amigos Imaginários” (If – 2024, EUA) é uma comédia dramática que chama a atenção pela escalação de seu elenco, que tem nomes como Emily Blunt, esposa de Krasinski, Ryan Reynolds, Louis Gossett Jr., Matt Damon, Phoebe Waller-Bridge, Awkwafina e Steve Carell. “If” está agendado para 16 de maio, poucas semanas antes do spin-off da franquia “Um Lugar Silencioso” (A Quiet Place – iniciada em 2018, EUA), criada por Krasinski. Intitulado “A Quiet Place: Day One” (A Quiet Place: Day One – 2024, EUA), o longa tem direção de Michael Sarnoski e lançamento previsto para 27 de junho.

 

Outra grande aposta da Paramount é a aguardada continuação de “Gladiador” (Gladiator – 2000, EUA / Reino Unido / Malta / Marrocos), de Ridley Scott. Vencedor de cinco estatuetas do Oscar, incluindo as de melhor filme e ator (Russell Crowe), o longa teve uma sequência especulada durante anos. Também dirigido por Scott, “Gladiador 2” (Gladiator 2 – 2024, Reino Unido / EUA) tem sua trama centrada em Lucius, personagem defendido por Spencer Treat Clark no original e, agora, por Paul Mescal. A estreia está marcada para 22 de novembro, data escolhida com cuidado para aproveitar o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

 

No que tange ao cinema brasileiro, dois títulos produzidos para a fatia infanto-juvenil do público prometem reunir famílias inteiras nas salas de exibição, pois a paixão pelos personagens criados por Maurício de Sousa passa de geração para geração. Dirigido por Mauricio Eça, “Turma da Mônica Jovem – Reflexos do Medo” (Turma da Mônica Jovem – Reflexos do Medo – 2024, Brasil) chega aos cinemas em 18 de janeiro, aproveitando as férias escolares; enquanto “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” (Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa – 2024, Brasil), de Fernando Fraiha, tem estreia agendada para 27 de junho. Ainda em janeiro, uma animação bastante aguardada, inicialmente agendada para 2023, “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” (Bizarros Peixes das Fossas Abissais – 2023, Brasil), de Marcelo Marão, no dia 25.

 

Leia também:

Top 10: as maiores bilheterias de 2023

Top 10: os melhores filmes de 2023

Top 10: os melhores filmes das plataformas de streaming em 2023

2023: tensão na capital do cinema

A indústria cinematográfica passou os últimos anos tentando reorganizar o cronograma de estreias bastante impactado pela pandemia de Covid-19. Com as salas de exibição abertas sem nenhuma restrição, a situação começou a melhorar para a comunidade hollywoodiana, que sentiu os efeitos colaterais da crise sanitária iniciada em 2020. E quando os executivos de estúdios pensavam que, finalmente, conseguiriam se reerguer, a greve conjunta de roteiristas e atores paralisou os centros de produção, afetando diretamente o calendário de estreias, empurrando parte dos filmes para 2024 e, até mesmo, 2025.

 

Um dos títulos mais aguardados para 2023 foi adiado para este ano, “Duna: Parte Dois” (Dune: Part Two – 2023, EUA / Canadá), de Denis Villeneuve, previsto para chegar ao circuito comercial brasileiro em 14 de março, poucas semanas antes de outro longa-metragem produzido sob a marca da centenária Warner Bros., “Mickey 17” (Mickey 17 – 2024, EUA / Reino Unido), agendado para 28 de março. Classificado como aventura, drama e ficção-científica, o longa de Bong Joon Ho, diretor responsável por “Parasita” (Gisaengchung – 2019, Coreia do Sul), conta com elenco liderado por Robert Pattinson e Mark Ruffalo.

 

No entanto, “Duna: Parte Dois” e “Mickey 17” não são as únicas apostas de peso da Warner Bros. Discovery (WBD) para o calendário de 2024. O estúdio, que comemorou seu centenário em 2023, promete chamar os holofotes para outras três grandes produções: “Furiosa: Uma Saga Mad Max” (Furiosa – 2024, Austrália), de George Miller, previsto para 23 de maio; “Os Fantasmas se Divertem 2” (Beetlejuice 2 – 2024, EUA), de Tim Burton, em 05 de setembro; e “Joker: Folie à Deux” (Joker: Folie à Deux – 2024, EUA), de Todd Phillips, em 04 de outubro, com a expectativa de repetir o sucesso de seu antecessor, “Coringa” (Joker – 2019, EUA), que rendeu a Joaquin Phoenix a estatueta do Oscar de melhor ator.

 

“Divertida Mente 2” é dirigido por Kelsey Mann (Foto: Divulgação).

 

A Warner terá como principal adversária na corrida pelas bilheterias outra companhia centenária, a The Walt Disney Company, que está lançando esta semana nos cinemas brasileiros a animação “Wish – O Poder dos Desejos” (Wish – 2023, EUA), de Chris Buck e Fawn Veerasunthorn – o longa estreou no circuito americano em novembro do ano passado. Com uma variedade invejável de departamentos e subsidiárias, a Casa do Mickey brigará em várias frentes, tendo “Mufasa: O Rei Leão” (Mufasa: The Lion King – 2024, EUA) como um dos destaques. Dirigido por Barry Jenkis, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado por “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (Moonlight – 2017, EUA), o longa tem lançamento previsto para 19 de dezembro. Antes disso, contudo, a Casa do Mickey apostará suas fichas numa animação aguardada com ansiedade pelos espectadores: “Divertida Mente 2” (Inside Out 2 – 2024, EUA), de Kelsey Mann, agendada para 13 de junho.

 

No entanto, uma produção tem despertado a curiosidade do público, “Deadpool 3” (Deadpool 3 – 2024, EUA), de Shawn Levy, previsto para 26 de julho. Isso se deve ao fato de o personagem defendido por Ryan Reynolds ser reconhecido pela personalidade politicamente incorreta raramente observada em títulos produzidos sob a marca Disney. Além disso, o longa será o único da Marvel / Disney no calendário desse ano devido à já citada greve conjunta de roteiristas e atores, que obrigou a Casa do Mickey a adiar alguns títulos, entre eles, do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

 

Mas os super-heróis da Marvel chegarão ao circuito pelo braço Sony em longas como “Madame Teia” (Madame Web – 2024, EUA), de S.J. Clarkson, em 14 de fevereiro; “Kraven, O Caçador” (Kraven the Hunter – 2023, EUA), de J.C. Chandor, em 29 de agosto; e “Venom 3” (Venom 3 – 2024, EUA), de Kelly Marcel, em 08 de novembro. A Sony ainda tem em seu cronograma uma visita ao passado com “The Karate Kid” (The Karate Kid – 2024, EUA), de Jonathan Entwistle, previsto para 13 de dezembro nos Estados Unidos, e a cinebiografia de Carole King, “Beautiful” (Beautiful – 2024, EUA), de Lisa Cholodenko, que não teve sua data divulgada.

 

Assim como a Disney e a Sony, a Universal Pictures também fará uma visita ao passado que lhe garantiu o apelido de Casa dos Monstros, quando o cinema expressionista alemão influenciou suas produções de horror, entre elas, “Drácula” (Dracula – 1931, EUA), de Tod Browning e Karl Freund, e “Frankenstein” (Frankenstein – 1931, EUA), de James Whale. E um dos títulos do Expressionismo Alemão usado como referência pelos cineastas dos anos 1930 foi “Nosferatu” (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens – 1922, Alemanha), de F.W. Murnau, que ganhará uma nova versão, dirigida por Robert Eggers, “Nosferatu” (Nosferatu – 2024, EUA), agendado para 25 de dezembro.

 

A Universal ainda realizará outra visita ao passado com “O Dublê” (The Fall Guy – 2024, EUA), adaptação de “Duro na Queda” (The Fall Guy – 1981 a 1986, EUA), série produzida pela 20th Century Fox Television e exibida pela ABC nos Estados Unidos. Dirigido por David Leitch, o longa é protagonizado por Ryan Gosling e Emily Blunt e está agendado para 1o de março nos cinemas brasileiros. Além disso, o tradicional estúdio tem em seu cronograma novo filme sobre caçadores de tornados, que em muito remete a “Twister” (Twister – 1996, EUA), de Jan de Bont, mas anunciado como original, não um remake ou prequel. Estrelado por Glen Powell e Daisy Edgar-Jones, “Twisters” (Twisters – 2024, EUA) tem direção de Lee Isaac Chung e previsão de lançamento para 18 de julho.

 

Um dos grandes nomes da indústria fonográfica, o jamaicano Bob Marley ganhará uma cinebiografia dirigida por Reinaldo Marcus Green para a Paramount Pictures, “Bob Marley: One Love” (Bob Marley: One Love – 2024, EUA), prevista para 15 de fevereiro e protagonizada por Kingsley Ben-Adir. Mas essa não é a única aposta do estúdio que adiou “Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Dois” (Mission: Impossible – Dead Reckoning Part Two – 2025, EUA), dirigido por Christopher McQuarrie, produzido e estrelado por Tom Cruise, para maio de 2025, pois a Paramount tem outros três títulos de peso agendados para esse ano.

 

“Amigos Imaginários” é dirigido por John Krasinski (Foto: Divulgação).

Com direção de John Krasinski, “Amigos Imaginários” (If – 2024, EUA) é uma comédia dramática que chama a atenção pela escalação de seu elenco, que tem nomes como Emily Blunt, esposa de Krasinski, Ryan Reynolds, Louis Gossett Jr., Matt Damon, Phoebe Waller-Bridge, Awkwafina e Steve Carell. “If” está agendado para 16 de maio, poucas semanas antes do spin-off da franquia “Um Lugar Silencioso” (A Quiet Place – iniciada em 2018, EUA), criada por Krasinski. Intitulado “A Quiet Place: Day One” (A Quiet Place: Day One – 2024, EUA), o longa tem direção de Michael Sarnoski e lançamento previsto para 27 de junho.

 

Outra grande aposta da Paramount é a aguardada continuação de “Gladiador” (Gladiator – 2000, EUA / Reino Unido / Malta / Marrocos), de Ridley Scott. Vencedor de cinco estatuetas do Oscar, incluindo as de melhor filme e ator (Russell Crowe), o longa teve uma sequência especulada durante anos. Também dirigido por Scott, “Gladiador 2” (Gladiator 2 – 2024, Reino Unido / EUA) tem sua trama centrada em Lucius, personagem defendido por Spencer Treat Clark no original e, agora, por Paul Mescal. A estreia está marcada para 22 de novembro, data escolhida com cuidado para aproveitar o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

 

No que tange ao cinema brasileiro, dois títulos produzidos para a fatia infanto-juvenil do público prometem reunir famílias inteiras nas salas de exibição, pois a paixão pelos personagens criados por Maurício de Sousa passa de geração para geração. Dirigido por Mauricio Eça, “Turma da Mônica Jovem – Reflexos do Medo” (Turma da Mônica Jovem – Reflexos do Medo – 2024, Brasil) chega aos cinemas em 18 de janeiro, aproveitando as férias escolares; enquanto “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” (Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa – 2024, Brasil), de Fernando Fraiha, tem estreia agendada para 27 de junho. Ainda em janeiro, uma animação bastante aguardada, inicialmente agendada para 2023, “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” (Bizarros Peixes das Fossas Abissais – 2023, Brasil), de Marcelo Marão, no dia 25.

 

Leia também:

Top 10: as maiores bilheterias de 2023

Top 10: os melhores filmes de 2023

Top 10: os melhores filmes das plataformas de streaming em 2023

2023: tensão na capital do cinema

Notícias Relacionadas

Ver tudo