A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) divulgou nesta terça-feira (8), a lista de indicados ao Oscar, anunciada por Tracie Ellis e Leslie Jordan. Pelo segundo ano consecutivo, uma produção original Netflix assume a liderança na corrida pela estatueta dourada: “Ataque dos Cães” (The Power of the Dog – 2021), que concorre a 12 categorias, incluindo as de melhor filme, direção para Jane Campion (única mulher duas vezes nomeadas ao Golden Boy) e ator para Benedict Cumberbatch.
“Ataque dos Cães” tem como concorrentes outros nove longas-metragens. São eles: “Duna” (Dune: Part One – 2021), “Amor, Sublime Amor” (West Side Story – 2021), “Belfast” (Belfast – 2021), “Licorice Pizza” (Licorice Pizza – 2021), “Não Olhe para Cima” (Don’t Look Up – 2021), “Drive My Car” (Doraibu mai kâ – 2021, Japão), “King Richard: Criando Campeãs” (King Richard – 2021), “No Ritmo do Coração” (CODA – 2021) e “O Beco do Pesadelo” (Nightmare Alley – 2021).
A lista deste ano demonstra, mais uma vez, o empenho da AMPAS em expandir os horizontes da premiação, apostando na diversidade dos concorrentes, especialmente de origem latina, como Ariana DeBose, na corrida pela estatueta de melhor atriz coadjuvante por “Amor, Sublime Amor”. Também chamam a atenção o recorde de Denzel Washington, primeiro ator negro a receber sete indicações ao Oscar, e o reconhecimento a Troy Kotsur, primeiro ator deficiente auditivo a disputar o Golden Boy. Este compromisso foi assumido há seis anos, quando a instituição foi extremamente criticada pela falta de representatividade, diversidade e inclusão no Oscar 2016, chamado de “#OscarSoWhite” (“Oscar tão branco”, numa tradução literal).
Destacando produções originais de plataformas de streaming, como a Netflix, AppleTV+, Amazon e Disney+, a lista de indicados ao Oscar 2022 conta com um fato curioso, pois dois casais disputam as categorias destinadas a atores, principais e coadjuvantes: os espanhóis Javier Bardem e Penélope Cruz, indicados como atores principais por “Apresentando os Ricardos” (Being the Ricardos – 2021) e “Mães Paralelas” (Madres paralelas – 2021, Espanha), respectivamente; e os americanos Jesse Plemons e Kirsten Dunst, que concorrem como coadjuvantes pelo mesmo filme, “Ataque dos Cães”.
Presidida pelo diretor de elenco David Rubin, a Academia também anunciou homenagens a quatro atores nesta edição. Liv Ullman, Samuel L. Jackson e Elaine May receberão o Oscar honorário, concedido pelo conjunto da obra, e Danny Glover receberá o Jean Hersholt Humanitarian Award, que reconhece a dedicação de profissionais da indústria cinematográfica a causas humanitárias.
A 94a edição do Oscar será realizada no dia 27 de março no Dolby Theatre, em Los Angeles, mas nenhum detalhe foi divulgado até o momento. A cerimônia será transmitida no Brasil pelo canal por assinatura TNT.
Confira a lista completa de indicados:
Melhor filme:
– “Amor, Sublime Amor”;
– “Belfast”;
– “Ataque dos Cães”;
– “Duna”;
– “Licorice Pizza”;
– “Não Olhe para Cima”;
– “Drive My Car”;
– “King Richard: Criando Campeãs”;
– “No Ritmo do Coração”;
– “O Beco do Pesadelo”.
Melhor direção:
– Steven Spielberg – “Amor, Sublime Amor”;
– Kenneth Branagh – “Belfast”;
– Jane Campion – “Ataque dos Cães”;
– Paul Thomas Anderson – “Licorice Pizza”;
– Ryûsuke Hamaguchi – “Drive My Car”.
Melhor ator:
– Andrew Garfield – “Tick, Tick… BOOM!” (tick, tick…BOOM! – 2021);
– Denzel Washington – “A Tragédia de Macbeth” (The Tragedy of Macbeth – 2021);
– Will Smith – “King Richard: Criando Campeãs”;
– Benedict Cumberbatch – “Ataque dos Cães”;
– Javier Bardem – “Apresentando os Ricardos”.
Melhor atriz:
– Jessica Chastain – “Os Olhos de Tammy Faye” (The Eyes of Tammy Faye – 2021);
– Nicole Kidman – “Apresentando os Ricardos”;
– Penélope Cruz – “Mães Paralelas”;
– Kristen Stewart – “Spencer” (Spencer – 2021);
– Olivia Colman – “A Filha Perdida” (The Lost Daughter – 2021).
Melhor ator coadjuvante:
– Ciarán Hinds – “Belfast”;
– Jesse Plemons – “Ataque dos Cães”;
– Troy Kotsur – “No Ritmo do Coração”;
– J.K. Simmons – “Apresentando os Ricardos”;
– Kodi Smit-McPhee – “Ataque dos Cães”.
Melhor atriz coadjuvante:
– Ariana DeBose – “Amor, Sublime Amor”;
– Jessie Buckley – “A Filha Perdida”;
– Kirsten Dunst – “Ataque dos Cães”;
– Aunjanue Ellis – “King Richard: Criando Campeãs”;
– Judi Dench – “Belfast”.
Melhor roteiro original:
– Eskil Vogt e Joachim Trier – “A Pior Pessoa do Mundo” (Verdens verste menneske – 2021, Noruega / França / Suécia / Dinamarca);
– Zach Baylin – “King Richard: Criando Campeãs”;
– Adam McKay e David Sirota – “Não Olhe Para Cima”;
– Kenneth Branagh – “Belfast”;
– Paul Thomas Anderson – “Licorice Pizza.
Melhor roteiro adaptado:
– Maggie Gyllenhaal – “A Filha Perdida”;
– Ryûsuke Hamaguchi e Takamasa Oe – “Drive My Car”;
– Jane Campion – “Ataque dos Cães”;
– Jon Spaihts, Denis Villeneuve e Eric Roth – “Duna”.
Melhor animação:
– “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas” (The Mitchells vs the Machines – 2021);
– “A Fuga” (Flugt – 2021, Dinamarca / Suécia / Noruega / França / EUA / Espanha / Itália / Reino Unido);
– “Raya e o Último Dragão” (Raya and the Last Dragon – 2021);
– “Encanto” (Encanto – 2021);
– “Luca” (Luca – 2021).
Melhor filme internacional:
– “A Felicidade das Pequenas Coisas” (Lunana: A Yak in the Classroom – 2021, Butão / China);
– “A Pior Pessoa do Mundo”;
– “A Fuga”;
– “A Mão de Deus” (È stata la mano di Dio – 2021, Itália / EUA);
– “Drive My Car”.
Melhor fotografia:
– Bruno Delbonnel – “A Tragédia de Macbeth”;
– Ari Wegner – “Ataque dos Cães”;
– Dan Laustsen – “O Beco do Pesadelo”;
– Janusz Kaminski – “Amor, Sublime Amor”;
– Greig Fraser – “Duna”.
Melhor edição (montagem):
– Peter Sciberras – “Ataque dos Cães”;
– Pamela Martin – “King Richard: Criando Campeãs”;
– Myron Kerstein e Andrew Weisblum – “Tick, Tick… BOOM!”;
– Joe Walker – “Duna”;
– Hank Corwin – “Não Olhe Para Cima”.
Melhor design de produção:
– Stefan Dechant e Nancy Haigh – “A Tragédia de Macbeth”;
– Grant Major e Amber Richards – “Ataque dos Cães”;
– Tamara Deverell e Shane Vieau – “O Beco do Pesadelo”;
– Adam Stockhausen e Rena DeAngelo – “Amor, Sublime Amor”;
– Patrice Vermette e Zsuzsanna Sipos – “Duna”.
Melhor figurino:
– Paul Tazewell – “Amor, Sublime Amor”;
– Massimo Cantini Parrini e Jacqueline Durran – “Cyrano” (Cyrano – 2021);
– Luis Sequeira – “O Beco do Pesadelo”;
– Jenny Beavan – “Cruella” (Cruella – 2021);
– Jacqueline West e Bob Morgan – “Duna”.
Melhor maquiagem e cabelo:
– Göran Lundström, AnnaCarin Lock e Frederic Aspiras – “Casa Gucci” (House of Gucci – 2021);
– Donald Mowat, Love Larson e Eva Von Bahr – “Duna”;
– Michael Marino, Stacey Morris e Carla Farmer – “Um Príncipe em Nova York 2” (Coming 2 America – 2021);
– Nadia Stacey, Naomi Donne e Julia Vernon – “Cruella”;
– Stephanie Ingram, Linda Dowds e Justin Raleigh – “Os Olhos de Tammy Faye”.
Melhor trilha sonora:
– Jonny Greenwood – “Ataque dos Cães”;
– Germaine Franco – “Encanto”;
– Nicholas Britell – “Não Olhe Para Cima”;
– Hans Zimmer – “Duna”;
– Alberto Iglesias – “Mães Paralelas”.
Melhor canção original:
– “Down to Joy” , de Van Morrison – “Belfast”;
– “Somehow You Do”, de Diane Warren – “Four Good Days” (Four Good Days – 2020);
– “No Time to Die”, de Billie Eilish e Finneas O’Connell – “Sem Tempo Para Morrer”;
– “Dos Oruguitas”, de Lin-Manuel Miranda – “Encanto”;
– “Be Alive”, de Beyoncé e Dixson – “King Richard: Criando Campeãs”.
Melhor som:
– Tod A. Maitland, Gary Rydstrom, Brian Chumney, Andy Nelson e Shawn Murphy – “Amor, Sublime Amor”;
– Denise Yarde, Simon Chase, James Mather e Niv Adiri – “Belfast”;
– Simon Hayes, Oliver Tarney, James Harrison, Paul Massey e Mark Taylor – “Sem Tempo Para Morrer” (No Time to Die – 2021);
– Richard Flynn, Robert Mackenzie e Tara Webb – “Ataque dos Cães”;
– Mac Ruth, Mark A. Mangini, Theo Green, Doug Hemphill e Ron Bartlett – “Duna”.
Melhores efeitos visuais:
– Paul Lambert, Tristan Myles, Brian Connor e Gerd Nefzer – “Duna”;
– Kelly Port, Chris Waegner, Scott Edelstein e Daniel Sudick – “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (Spider-Man: No Way Home – 2021);
– Christopher Townsend, Joe Farrell, Sean Noel Walker e Dan Oliver – “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” (Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings – 2021);
– Swen Gillberg, Bryan Grill, Nikos Kalaitzidis e Daniel Sudick – “Free Guy: Assumindo o Controle” (Free Guy – 2021);
– Charlie Noble, Joel Green, Jonathan Fawkner e Chris Corbould – “Sem Tempo Para Morrer”.
Melhor documentário:
– “Ascension” (Ascension – 2021);
– “A Fuga”;
– “Writing with Fire” (Writing with Fire – 2021, Índia);
– “Attica” (Attica – 2021);
– “Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)” (Summer of Soul (…Or, When the Revolution Could Not Be Televised) – 2021).
Melhor documentário (curta):
– “Audible” (Audible – 2021);
– “The Queen of Basketball” (The Queen of Basketball – 2021);
– “When We Were Bullies” (When We Were Bullies – 2021, Alemanha / EUA);
– “Onde Eu Moro” (Lead Me Home – 2021);
– “Três Canções Para Benazir” (Three Songs for Benazir – 2021, Afeganistão).
Melhor animação (curta):
– “A Sabiá Sabiazinha” (Robin Robin – 2021, Reino Unido);
– “Bestia” (Bestia – 2021, Chile);
– “The Windshield Wiper” (The Windshield Wiper – 2021, Espanha / EUA);
– “Affairs of the Art” (Affairs of the Art – 2021, Reino Unido);
– “Boxballet” (Boxballet – 2021, Rússia).
Melhor curta:
– “Ala Kachuu – Take and Run” (Ala Kachuu – Take and Run – 2020, Suíça / Quirguistão);
– “Please Hold” (Please Hold – 2021);
– “The Long Goodbye” (The Long Goodbye – 2021, Reino Unido / Países Baixos);
– “On my Mind” (On my Mind – 2021, Dinamarca);
– “Sukienka” (Sukienka – 2020, Polônia).
Oscar honorário:
– Liv Ullman;
– Samuel L. Jackson;
– Elaine May.
Jean Hersholt Humanitarian Award:
– Danny Glover.
Leia também:
– DGA Awards 2022: Steven Spielberg, Jane Campion e Paul Thomas Anderson são indicados
– WGA Awards 2022: ‘Amor, Sublime Amor’ e ‘Não Olhe Para Cima’ estão na disputa
– PGA Awards 2022: ‘Amor, Sublime Amor’, ‘Não Olhe Para Cima’ e ‘No Ritmo do Coração’ são indicados
– SAG Awards 2022: ‘Casa Gucci’ e ‘Ataque dos Cães’ lideram a lista de indicados
– Globo de Ouro 2022: ‘Amor, Sublime Amor’ e ‘Ataque dos Cães’ são os vencedores
– Globo de Ouro: próxima edição pode ser decisiva para a HFPA