Nesta quinta-feira, dia 29, a Federação Internacional de Críticos de Cinema (International Federation of Film Critics – FIPRESCI) anunciou que “Roma” (Idem – 2018) foi eleito o melhor filme do ano passado. O Grand Prix será entregue durante a cerimônia de abertura da 67a edição do Festival de San Sebastián, na Espanha, em 20 de setembro.
Dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón, “Roma” chegou à final ao lado de “A Favorita” (The Favourite – 2018), de Yorgos Lanthimos; “Dor e Glória” (Dolor Y Gloria – 2019), de Pedro Almodóvar; e “Parasite” (Gisaengchung – 2019), de Bong Joon-ho. Ao todo, 618 jornalistas de todo o mundo participaram da votação que teve como elegíveis os títulos lançados a partir de julho de 2018.
Produção original Netflix, “Roma” venceu 211 prêmios até o momento, dentre eles, o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2018 e três estatuetas do Oscar, nas categorias de melhor filme estrangeiro, direção e fotografia, todas para Cuarón, que, em 2014, se tornou o primeiro mexicano a vencer o Oscar de melhor direção, por “Gravidade” (Gravity – 2013), que também lhe rendeu a estatueta de edição.
Leia também:
– ‘O Irlandês’: Netflix anuncia data de estreia do novo filme de Martin Scorsese
– ‘Para Todos os Garotos que Já Amei 2’: Netflix anuncia data de estreia
– AMPAS: David Rubin fala sobre o foco na diversidade do quadro de membros
– David Rubin é eleito presidente da AMPAS
– AMPAS anuncia novas regras para o Oscar
– Polêmica em Hollywood: Steven Spielberg x Netflix
– Oscar 2019: a polêmica pós-cerimônia
– Oscar 2019: ‘Green Book – O Guia’ é o grande vencedor
– Oscar 2019: pop e político
– Oscar 2019: ‘A Favorita’ e ‘Roma’ lideram a corrida pela estatueta