O professor, ator e diretor, Hélio Rainho, em sua coluna no SRzd, opinou sobre os seus sambas de enredo prediletos das 12 escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o Carnaval 2022.
Os hinos foram escolhidos entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro de 2021. A definição aconteceu durante as gravações do programa “Seleção do Samba”, da TV Globo.
Com o adiamento da festa, os desfiles da primeira divisão do samba carioca neste ano estão previstos para os dias 22 (sexta-feira) e 23 (sábado) de abril, na Marquês de Sapucaí.
+ Confira a ordem dos desfiles
Confira abaixo a opinião de Hélio Rainho:
Grande Rio – Compositores: Gustavo Clarão, Arlindinho Cruz, Jr. Fragga, Claudio Mattos, Thiago Meiners e Igor Leal.
Acho que há uma profusão exagerada de nomes de entidades, cria um certo “peso” pra ser cantado, mas é um belo samba.
Portela – Compositores: Wanderley Monteiro, Vinicius Ferreira, Rafael Gigante, Bira, Edmar Jr, Paulo Borges e André do Posto 7.
Criou-se uma polêmica na escolha, mas acho que melodicamente é riquíssimo, tem um quê de novidade para as linhas de samba que a Portela canta nos últimos anos e funciona muito bem.
Mocidade Independente – Compositores: Carlinhos Brown, Diego Nicolau, Richard Valença, Orlando Ambrosio, Gigi da Estiva, Nattan Lopes, J. J. Santos e Cabeça do Ajax.
Um samba alto astral, bem cantado e que descreve bem o enredo.
+ Ouça todos os sambas do Grupo Especial
Leia também:
+ Paes cita questão financeira ao adiar desfiles: ‘Decisão estratégica para preservar o Carnaval’
+ Quais os direitos dos funcionários durante os dias de Carnaval?