CULTURA: Antes de Setembro

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Novo livro do escritor Ivan Sant’anna mostra o planejamento dos atentados, o treinamento dos terroristas e detalhes do que aconteceu durante os vôos de uma manhã de setembro que o mundo não vai esquecer.

POR Redação SRzd02/09/2006|3 min de leitura

CULTURA: Antes de Setembro
| Siga-nos Google News

O final do livro você já conhece. A história termina no dia 11 de setembro, com dois aviões batendo contra as torres do World Trade Center. Mas contar como tudo termina, aqui, não estraga a surpresa. Mesmo sabendo o final, há outros motivos para se ler o novo livro do escritor Ivan Sant’anna.

Durante três anos, o carioca pesquisou minuciosamente o que aconteceu antes e durante os quatro vôos, que terminaram em tragédia, naquela manhã de 2001. “Plano de Ataque” recupera detalhes da elaboração e execução dos ataques por parte dos terroristas. O livro conta como foi feita a escolha dos pilotos kamikases, o período de formação de cada um, nos Estados Unidos, e relata o que aconteceu a bordo dos aviões, desde que decolaram até o momento em que explodiram contra seus alvos ou contra o solo (caso do vôo 93).

Ao contrário de autores que sofrem com a falta de material durante a pesquisa para escrever uma obra, Ivan Sant’anna enfrentou uma situação contrária: o excesso de informações. Apenas na Internet são mais de 900 milhões de sites sobre o 11 de setembro. Foi preciso buscar com cuidado dados importantes, entre uma infinidade de histórias falsas, fantasiosas e teorias conspiratórias.

Entre o material utilizado para a elaboração do livro estão o relatório da comissão que investigou, no Congresso americano, os atentados; jornais; revistas; documentários e entrevistas com sobreviventes e pessoas ligadas às vítimas. “Plano de Ataque” também reúne fotos, mapas com as rotas dos vôos e a reprodução de diálogos entre passageiros dos aviões e familiares, minutos antes dos ataques.

Durante a pesquisa, Ivan Sant’anna se interessou especialmente pela história dos terroristas que, após o assassinato dos pilotos, assumiram os comandos dos vôos. Ziad Jarrah, por exemplo, não preenchia nenhum dos requisitos que se espera de um fanático suícida. Além de não ser religioso (estudou em um colégio católico), era um jovem que aproveitava a vida, apaixonado pela namorada e por aviões.

“Plano de Ataque” traz pouca, ou quase nenhuma, ficção. Apenas alguns diálogos entre integrantes da al-Qaeda foram modificados para explicar melhor determinadas situações. O restante é realidade. E é entre as coisas “de verdade” que o leitor encontra frases como a de Honor Elizabeth Wainio, uma das passageiras do vôo UAL93. Antes de morrer, na queda do avião sobre um bosque da Pensilvânia, a jovem, de 27 anos, conversou pelo celular com a madrasta: “Não sei como isso vai terminar. Mas do lado de fora, o céu está lindo”.

Notícias Relacionadas

Ver tudo
Entretenimento
Stênio Garcia e Marilene Saade detalham intimidades do casamento aberto

Intimidade. Stênio Garcia e Marilene Saade revelaram detalhes do casamento aberto dos dois. No podcast Papagaio Falante, apresentado por Sergio Mallandro e Renato Rabelo, o casal relembrou diversas situações vividas durante os 26 anos de relacionamento. Mari, de 56 anos, explicou com naturalidade a escolha pelo casamento aberto. “A vida é uma só. Existe a […]

Stênio Garcia e Marilene Saade detalham intimidades do casamento aberto

3 min de leitura

Entretenimento
Paula Fernandes abre o jogo sobre fim de amizade com Luan Santana

Abriu o jogo. Paula Fernandes revelou o que causou o fim da amizade com Luan Santana. Enquanto comentava sobre o processo de criação de uma de suas canções de maior sucesso, “Shallow”, uma regravação aprovada por Lady Gaga em um dueto com o cantor, ela contou ter vivido um perrengue com o sertanejo. “Eu pulo […]

Paula Fernandes abre o jogo sobre fim de amizade com Luan Santana

2 min de leitura

Entretenimento
Isabeli Fontana revela contato com extraterrestres e cura feita por alienígenas

De outro planeta. Isabeli Fontana revelou que já teve experiências com extraterrestres. Em participação no podcast Paranormal Experience, ela contou como foi seu contato com ETs e afirmou ter tido uma experiência positiva com os seres de outro planeta. Casada com o cantor Di Ferrero, a modelo de 40 anos relatou que seu primeiro contato […]

Isabeli Fontana revela contato com extraterrestres e cura feita por alienígenas

2 min de leitura

Entretenimento
Sonia Abrão revela quem é seu apresentador favorito do BBB

Não ficou em cima do muro. Especialista em TV e amante de reality show, Sonia Abrão revelou quem é seu apresentador favorito do BBB, que atualmente é comandado por Tadeu Schmidt. A apresentadora do programa “A Tarde É Sua”, da RedeTV!, não teve dúvidas ao responder que o seu preferido foi Tiago Leifert, que, segundo […]

Sonia Abrão revela quem é seu apresentador favorito do BBB

2 min de leitura