Opinião expressada. Caetano Veloso respondeu a questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na qual foi citado.
A pergunta específica é a de número 33 na prova verde, 20 na azul, 8 na branca e 45 na amarela.
O objetivo era marcar a reiteração da palavra “coisa”, usada com frequência na fala informal do dia a dia. O tópico trazia um texto de Tati Bernadi que, por sua vez, fazia referência a diversas canções do baiano.
O termo aparece quando a narradora expressa nervosismo pela persistência do uso de “coisa” em uma crônica. No texto, ela se acalma ao se lembrar da música do artista e escreve “E que coisa magnífica poder se expressar tal qual Caetano Veloso”.
“Qualquer Coisa” foi escrita em 1975, quando o Caetano tinha 33 anos. Em vídeo publicado no Instagram, ele tentou solucionar a pergunta.
“Será que eu acertei? A questão do ENEM deste ano veio com um texto da autora Tati Bernardi, citando músicas de minha autoria: ‘Qualquer Coisa’, ‘Sampa’, ‘Lindeza’ e ‘Samba de Verão’ (de autoria de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle)! É seguro dizer que essa foi um pouco mais fácil do que a do ano passado?”, diz a legenda da publicação.
O cantor de 82 anos foi rápido ao apontar a resposta. “Pra mim é intertextualidade. A”.
De acordo com o professor Eduardo Calbucci, em conversa com o G1, a questão pode ter mais de uma alternativa certa. Para o professor, estão corretas tanto a alternativa que aponta para a Reiteração, como para Intertextualidade.
A dúvida só vai poder ser sanada quando o gabarito oficial da prova for divulgado pelo Inep, no dia 20 de novembro.