ELEIÇÕES 2006: Aumento seria uma jogada, diz Cristovam Buarque

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Candidato do PDT diz que Lula pode estar querendo â??ficar como bonzinhoâ? ao anunciar reajuste salarial dos servidores

POR Redação SRzd30/06/2006|3 min de leitura

ELEIÇÕES 2006: Aumento seria uma jogada, diz Cristovam Buarque
| Siga-nos Google News

O candidato do PDT à presidência da República, Cristovam Buarque, afirmou nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode estar querendo fazer uma jogada ao anunciar que dará aumento salarial aos servidores públicos. ‘Quero levantar como uma hipótese, mas não tenho nenhuma base para comprovar: o presidente está fazendo uma jogada. Deixou para dar aumento muito tarde, para a Justiça proibir. Aí ele não dá o aumento, fica como bonzinho e joga a opinião pública contra a Justiça. Se for verdade essa hipótese, confirma ainda mais o temor que eu tenho de que no próximo governo do presidente, se ganhar no primeiro turno, e sem maioria no Congresso, ele tente medidas autoritárias, passando por cima do Congressoâ?, diz Cristovam.

Ex-governador do Distrito Federal e ex-ministro da Educação no governo Lula, Cristovam Buarque referiu-se ao reajuste salarial anunciado por Lula esta semana para 1,705 milhão de servidores públicos civis e militares, apesar de o Tribunal Superior Eleitoral proibir o governo de conceder aumentos a servidores nos 180 dias anteriores às eleições.

A iniciativa de dar reajuste a menos de cem dias do pleito está sendo duramente criticada por outros adversários, que a consideram eleitoreira. Já representantes do Palácio do Planalto garantem que a medida é legal.

PDT não vai questionar aumento na Justiça

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, disse que aguarda a edição das Medidas Provisórias que tratam do assunto para ver se algum partido ou o Ministério Público consulta o Tribunal sobre o caso, pois o Judiciário só age quando solicitado.

‘O partido não pode se opor a dar aumento para funcionários porque nós defendemos o funcionário público. Seria uma incoerência fazê-lo. O PDT não entrará na Justiça porque o partido queremos que todo funcionário tenha um salário digno, o que não queremos é privilégio pra ninguém. Mas entendemos que esse aumento está atrasado e fora do tempoâ?, afirmou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Eleições

Apesar de estar em quarto lugar nas recentes pesquisas divulgadas pelo Datafolha e Vox Populi, com apenas um por cento das intenções de voto para presidente da República, o candidato do PDT, Cristovam Buarque, afirmou que não vai adotar qualquer estratégia especial para ganhar eleitores, mas expor os projetos do partido durante a campanha eleitoral. Para Cristovam Buarque, a melhor estratégia é dar prosseguimento à campanha sem se preocupar com os resultados das sondagens.

‘Sabe como vamos enfrentar isso? Não nos preocupando com isso (…); não vamos pensar em estratégias de como ganhar votos. Temos um discurso, uma linha proposta, e a esperança de que o povo brasileiro entenda que há uma diferença no que nós do PDT estamos defendendoâ?, disse ele, que anunciou nesta sexta-feira o nome do candidato a vice-presidente em sua chapa, o senador Jefferson Perez (PDT).

Pesquisas

Datafolha – Lula (PT) aparece com 46% das intenções de voto, Geraldo Alckmin (PSDB) com 29% e, em terceiro lugar, Heloísa Helena (PSOL), com 6%. Em seguida, Cristovam Buarque (PDT) e José Maria Eymael (PSDC) aparecem com 1%.

Vox Populi – Lula tem 45% das intenções de voto e Alckmin, 32%. Heloísa Helena aparece com 5%, enquanto Cristovam Buarque e José Maria Eymael estão com 1%.

Notícias Relacionadas

Ver tudo
Não categorizado
Dermatologista alerta para cuidados com o sol

Para se proteger do sol, o dermatologista Murilo Drummond, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica alguns cuidados que as pessoas devem ter, seja no sol quente do verão quanto em outras épocas. Como se proteger A forma correta de se proteger dos danos dos raios solares é a aplicação diária do filtro solar, faça chuva ou […]

Dermatologista alerta para cuidados com o sol

2 min de leitura

Não categorizado
Cientistas estudam inativação do vírus da Zika

Pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudam a inativação do vírus da Zika como um possível caminho para o desenvolvimento de uma vacina contra a doença. Ainda em fase inicial, a pesquisa foi um dos estudos sobre arboviroses apresentados durante um seminário que reuniu […]

Cientistas estudam inativação do vírus da Zika

3 min de leitura

Não categorizado
Médico questiona ligação entre miopia e falta de sol

A miopia, dificuldade de enxergar à distância, uma das alterações oculares que mais cresce no mundo, pode ser combatida entre adultos pela maior exposição à radiação UV (ultravioleta) emitida pelo sol durante a adolescência e juventude. Esta é a principal conclusão de uma pesquisa inédita que acaba de ser publicada no renomado periódico “Jama Ophthalmology”. […]

Médico questiona ligação entre miopia e falta de sol

4 min de leitura

Não categorizado
Mude seu cardápio para deixar o coração mais saudável

A busca por uma alimentação equilibrada geralmente traz dúvidas sobre quais alimentos devem ser consumidos com maior frequência ou não. Os óleos vegetais e seus derivados, como o creme vegetal, por exemplo, podem ser grandes aliados dentro de um estilo de vida saudável. Em sua composição são encontrados nutrientes essenciais de que o corpo necessita, […]

Mude seu cardápio para deixar o coração mais saudável

3 min de leitura