ELEIÇÕES 2006: Frossard é sabatinada pela Folha

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Humor e determinação.

POR Redação SRzd24/08/2006|3 min de leitura

ELEIÇÕES 2006: Frossard é sabatinada pela Folha
| Siga-nos Google News

A terceira e última sabatina contou com os mesmos jornalistas da Folha, com exceção de Danuza Leão, que não pôde comparecer e mandou suas perguntas por escrito. Denise Frossard misturou humor e determinação. Possivelmente por ser juíza, também mostrou um temperamento ligeiramente autoritário.

É uma candidata feminista e não se conforma que existam tão poucas mulheres no Congresso. Entre outras coisas, pretente reduzir o número de Secretarias – que no atual governo chegou a mais de cinqüenta – para dez. Cinco comandadas por homens, e cinco por mulheres.

Perguntada sobre segurança, discorre sobre a função do Estado. O jornalista Plínio Fraga propõe que a candidata se detenha à pergunta. Ela se aborrece, dizendo que precisa seguir uma lógica de pensamento, “senão vão escrever sandices, como dizer que vou abrir avenidas nas favelas”. As pessoas vibram com a espetadela em Crivella. Pretende recuperar a polícia (“ela não existe”), e é contra o Exército nas ruas, abrindo exceção para casos gravíssimos, como um tsunami. “Não é possível que um bando de moleques drogados e armados possa ter mais poder que o Estado”, argumenta. Não explica o que pretende fazer exatamente para combater o tráfico, e estancar a criminalidade. Tem planos traçados, mas não pode adiantar, porque são sigilosos. E Frossard não quer deixar sua estratégia vazar.

Sobre os super-poderes dos traficantes, a candidata tem um pensamento interessante: “É errado dizer que existe um poder pararelo. Mais correto seria dizer poder transversal, porque eles se encontram e se apertam as mãos. E este aperto de mãos se dá com a corrupção”.

Se considera de centro esquerda, mas acredita que direita e esquerda foram “sutilizadas depois da queda do Muro de Berlim”. No mais, é a favor da união civil entre casais do mesmo sexo, e não acha que há necessidade da ampliação da lei do aborto que, como todos sabem, só é permitido em casos de violência sexual, e risco de vida para a mãe. Reflete sobre o redução da maioridade penal para 16 anos. Acha viável, já que estes jovens têm “direito a cometer crimes eleitorais”. Mas chama atenção para o perigo de se combater as conseqüências ao invés das causas. “Senão vamos chegar ao ponto de condenar o feto”, alerta.

Seu patrimônio foi avaliado em torno de 700 mil reais, “mas não tenho casa em Costa Verde” – espetadela agora em Sérgio Cabral. Mora num apartamento sem luxos, na Lagoa. “Desafio que os outros candidatos também mostrem suas casas e de suas ex-mulheres”, provoca.

Alguém pergunta se ela anda armada. Responde que sim, e mostra sua caneta. É aplaudida, a sabatina chega ao fim. Tem uma qualidade que impõe respeito: é corajosa. E se despede com acenos, repetindo seu slogan: “Quem tem juízo, vota na juíza”.

Marina W. é jornalista
www.blowg.pixelzine.com

Notícias Relacionadas

Ver tudo
Não categorizado
Dermatologista alerta para cuidados com o sol

Para se proteger do sol, o dermatologista Murilo Drummond, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica alguns cuidados que as pessoas devem ter, seja no sol quente do verão quanto em outras épocas. Como se proteger A forma correta de se proteger dos danos dos raios solares é a aplicação diária do filtro solar, faça chuva ou […]

Dermatologista alerta para cuidados com o sol

2 min de leitura

Não categorizado
Cientistas estudam inativação do vírus da Zika

Pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudam a inativação do vírus da Zika como um possível caminho para o desenvolvimento de uma vacina contra a doença. Ainda em fase inicial, a pesquisa foi um dos estudos sobre arboviroses apresentados durante um seminário que reuniu […]

Cientistas estudam inativação do vírus da Zika

3 min de leitura

Não categorizado
Médico questiona ligação entre miopia e falta de sol

A miopia, dificuldade de enxergar à distância, uma das alterações oculares que mais cresce no mundo, pode ser combatida entre adultos pela maior exposição à radiação UV (ultravioleta) emitida pelo sol durante a adolescência e juventude. Esta é a principal conclusão de uma pesquisa inédita que acaba de ser publicada no renomado periódico “Jama Ophthalmology”. […]

Médico questiona ligação entre miopia e falta de sol

4 min de leitura

Não categorizado
Mude seu cardápio para deixar o coração mais saudável

A busca por uma alimentação equilibrada geralmente traz dúvidas sobre quais alimentos devem ser consumidos com maior frequência ou não. Os óleos vegetais e seus derivados, como o creme vegetal, por exemplo, podem ser grandes aliados dentro de um estilo de vida saudável. Em sua composição são encontrados nutrientes essenciais de que o corpo necessita, […]

Mude seu cardápio para deixar o coração mais saudável

3 min de leitura