ELEIÇÕES 2006: Lula tem mais chances de vencer no primeiro turno

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Pesquisa Datafolha também mostra que aprovação do governo Lula é recorde.

POR Redação SRzd22/08/2006|2 min de leitura

ELEIÇÕES 2006: Lula tem mais chances de vencer no primeiro turno
| Siga-nos Google News

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira, a primeira depois do início da propaganda eleitoral, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta a reeleição, aumentou o número de intenções de votos e, com isso, ampliou a vantagem em relação ao seu principal concorrente na corrida presidencial, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.

O levantamento mostra que Lula subiu de 47% para 49% em relação a última sondagem e está com 49% das intenções de voto. Alckmin mostrou leve recuperação em relação a pesquisa divulgada no início do mês subindo apenas um ponto percentual. O tucano agora tem 25% das intenções de voto.

A diferença entre Lula e Alckmin, que na pesquisa passada era de 23%, subiu para 24%. Se as eleições fossem hoje, o presidente seria reeleito no primeiro turno.

Heloísa Helena (PSOL) está em terceiro lugar com 11%. Cristovam Buarque (PDT) tem 1%. José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Pimenta (PCO) não atingiram 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 6% e indecisos 7%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Segundo turno

O Datafolha também fez uma simulação para um eventual segundo turno entre Lula e Alckmin. O petista venceria com 55% das intenções de voto. Alckmin ficaria com 36%.

Aprovação recorde do governo Lula

A avaliação de governo petista também teve aumento significativo: o índice de ótimo/bom subiu de 45% na última pesquisa, no início do mês, para 52%. Para 31%, o governo é regular e para 16%, ruim ou péssimo.

O Datafolha ouviu 6.279 em 272 municípios entre segunda e terça-feira. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 13889/2006.

Notícias Relacionadas

Ver tudo