GERAL: Brasil está entre os maiores recicladores de garrafas PET do mundo

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Coleta seletiva de lixo possibilita o trabalho e gera emprego e renda.

POR Redação SRzd06/08/2006|3 min de leitura

GERAL: Brasil está entre os maiores recicladores de garrafas PET do mundo
| Siga-nos Google News

Atualmente, os índices de reciclagem de garrafas PET no Brasil são semelhantes aos dos Estados Unidos e da Europa. A Associação Brasileira da Indústria do PET estima que, em 2005, o mercado brasileiro consumiu 396 mil toneladas de garrafas e reciclou 50% desse total. Graças à conscientização da população e dos programas de incentivo a reciclagem, a prática vem crescendo a cada ano.

Em 2004, das 360 mil toneladas que chegaram ao consumidor final, 167 mil toneladas foram reaproveitadas (47%). Em 2003, a Abipet apontou o uso de 330 mil toneladas, sendo que 141,5 mil foram transformadas em outros produtos (43%).

A partir deste mês de agosto, o site da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) ‘ www.abipet.org.br – disponibiliza gratuitamente para download o manual de ‘Reciclabilidade das Embalagens de PET – Diretrizes para projeto de Garrafas de PETâ?. O material é voltado principalmente para profissionais que trabalham com marketing, produção ou reclicagem de materiais.

Reciclagem gera emprego e renda

Quando o conceito de reciclagem surgiu no mundo, décadas atrás, a preservação do meio ambiente era o foco principal. No entanto, o progresso das técnicas viabilizou muitas atividades industriais, tornando a reciclagem também uma alternativa de investimento e geração de trabalho e renda.No Brasil, diversas entidades de assistência social utilizam o trabalho de reciclagem como forma de inclusão social de pessoas de baixa renda. Outro benefício é atrair os trabalhadores dos lixões para cooperativas organizadas, diminuindo assim a informalidade no mercado de trabalho.

A reciclagem de PET é, no Brasil, ocorre desde 1994. De lá para cá, a utilização do plástico pelas indústrias vem crescendo significativamente. Em 1994, o país consumiu 80 mil toneladas. Dez anos depois, o consumo subiu para 360 mil.

Coleta seletiva é coisa rara no Brasil

Segundo a Abipet, 30% dos 5.500 municípios brasileiros não contam com nenhum tipo de coleta de lixo e apenas cerca de 200 possuem um sistema de coleta seletiva.

A coleta seletiva, cujos programas têm foco ambiental e social, aumenta a gama de materiais do lixo que podem ser recuperados e conscientiza a população sobre os problemas do desperdício de recursos naturais.

A instalação de postos de entrega voluntária em locais estratégicos possibilita a realização da coleta seletiva em locais públicos e de grande circulação como shopping centers, edifícios comerciais e conjuntos habitacionais.

Nas residências que contam com o servico de coleta seletiva, para que o trabalho seja bem sucedido, os moradores precisam separar os materiais recicláveis do lixo comum, colocando papéis, papelões, plásticos, vidros e metais, todos juntos e limpos, em sacos plásticos transparentes.

O que é PET

O PET é considerado pelas indústrias o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, destilados, isotônicos, cervejas, chapas e cabos para escova de dente.

O PET proporciona alta resistência mecânica (impacto) e química, além de conter a sa’ida de gases e odores das embalagens. Por pesar menos que as embalagens tradicionais, o PET vem sendo largamente utilizado por indústrias de bebidas em todo o mundo, reduzindo custos de transporte e produção.

Notícias Relacionadas

Ver tudo
Não categorizado
Dermatologista alerta para cuidados com o sol

Para se proteger do sol, o dermatologista Murilo Drummond, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica alguns cuidados que as pessoas devem ter, seja no sol quente do verão quanto em outras épocas. Como se proteger A forma correta de se proteger dos danos dos raios solares é a aplicação diária do filtro solar, faça chuva ou […]

Dermatologista alerta para cuidados com o sol

2 min de leitura

Não categorizado
Cientistas estudam inativação do vírus da Zika

Pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudam a inativação do vírus da Zika como um possível caminho para o desenvolvimento de uma vacina contra a doença. Ainda em fase inicial, a pesquisa foi um dos estudos sobre arboviroses apresentados durante um seminário que reuniu […]

Cientistas estudam inativação do vírus da Zika

3 min de leitura

Não categorizado
Médico questiona ligação entre miopia e falta de sol

A miopia, dificuldade de enxergar à distância, uma das alterações oculares que mais cresce no mundo, pode ser combatida entre adultos pela maior exposição à radiação UV (ultravioleta) emitida pelo sol durante a adolescência e juventude. Esta é a principal conclusão de uma pesquisa inédita que acaba de ser publicada no renomado periódico “Jama Ophthalmology”. […]

Médico questiona ligação entre miopia e falta de sol

4 min de leitura

Não categorizado
Mude seu cardápio para deixar o coração mais saudável

A busca por uma alimentação equilibrada geralmente traz dúvidas sobre quais alimentos devem ser consumidos com maior frequência ou não. Os óleos vegetais e seus derivados, como o creme vegetal, por exemplo, podem ser grandes aliados dentro de um estilo de vida saudável. Em sua composição são encontrados nutrientes essenciais de que o corpo necessita, […]

Mude seu cardápio para deixar o coração mais saudável

3 min de leitura