GERAL: Gigantes das telecomunicações querem cobrar taxas sobre sites e serviços online

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Quem não pagar, pode ficar com conexão lenta.

POR Redação SRzd16/08/2006|2 min de leitura

GERAL: Gigantes das telecomunicações querem cobrar taxas sobre sites e serviços online
| Siga-nos Google News

Empresas de telecomunicações querem acabar com a igualdade de condições entre todos os sites conectados à web. Para isso, passariam a cobrar taxas sobre sites e serviços online. Quem tem internet banda larga, por exemplo, poderá descobrir que, ao acessar determinado site, sua conexão fica mais lenta, se tiver acessado a página de uma empresa que não pagou o “imposto”.

Isso porque gigantes das teles, como a americana AT&T, querem cobrar pelo seu direito de controlar grande parte da infra-estrutura da rede, como os cabos que conectam países e continentes. Na prática, só os sites que pagarem uma tarifa mensal teriam a garantia de acesso rápido. Os outros, que não aderirem, podem ter as páginas baixadas mais lentamente.

Google quer processar teles

A proposta das empresas de telecomunicações deve ir a votação no Senado americano em setembro. Gigantes da rede, como o Google, cogitam processar as empresas de telecomunicações . Além disso, um milhão de assinaturas de usuários que são contra a medida já foram recolhidas no abaixo-assinado virtual do movimento Save the Internet ().

Empresas de telefonia se defendem

As empresas alegam que o “imposto” seria uma forma de obter mais retorno pelo que elas investem. Só a AT&T gastou 11,5 bilhões de dólares com a infra-estrutura da web no último ano. Mas o objetivo central, dizem os especialistas, é outro: barrar o crescimento da telefonia via internet, bem mais barata que a tradicional, e que pode ser cortada pelas telecoms se a medida for aprovada.

Notícias Relacionadas

Ver tudo