POLÍTICA: CPMI dos Sanguessugas vai investigar o governo

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Será criada uma sub-relatoria para apurar a participação do Poder Executivo na Máfia das Ambulâncias

POR Redação SRzd31/07/2006|3 min de leitura

POLÍTICA: CPMI dos Sanguessugas vai investigar o governo
| Siga-nos Google News

As investigações da CPMI dos Sanguessugas serão estendidas ao governo. Nesta fase, serão convocados assessores do Ministério da Saúde e ex-ministros. Só o anúncio da criação de uma sub-relatoria para investigar o Poder Executivo já provocou queda-de-braço entre governistas e oposição. A sub-relatoria deverá investigar também a atuação dos sanguessugas no Ministério da Ciência e Tecnologia e no Ministério das Comunicações.

Os governistas querem a convocação do ex-ministro da Saúde José Serra, hoje candidato do PSDB ao governo de São Paulo. O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) um dos sub-relatores da CPMI diz que não há documentos na comissão que justifiquem a convocação de Serra. Mas há dados suficientes para convocação do petista Humberto Costa, hoje candidato do PT ao governo de Pernambuco, e de Saraiva Felipe, hoje deputado do PMDB de Minas Gerais.

Aliás, Saraiva Felipe já está sendo investigado por ter apresentado emendas ao Orçamento Geral da União destinando dinheiro que beneficiou a Máfia das Ambulâncias. Saraiva Felipe foi quem contratou uma integrante da gangue para trabalhar no próprio Ministério da Saúde. Foi Maria da Penha Lino. Humberto Costa já foi citado em depoimentos e estaria disposto a depor.

Relator é Acusado de Ajudar Governo

O relator da CPMI dos Sanguessugas, senador Amir Lando (PMDB-RO) é acusado de trabalhar para ajudar o governo. Inclusive, limitando o alcance das investigações. Nota da revista Veja desta semana afirma que ele já apresentou até a conta ao Planalto: cargos públicos em seu Estado e apoio de Lula à sua candidatura ao governo de Rondônia.

Lando negou. Disse que é ‘injúria, essa difamação só pode sair de uma mente doenteâ?. Um dia depois da nota na revista, o senador sugeriu a criação da sub-relatoria para invesigar o Poder Executivo. Uma sub-relatoria que será composta por três parlamentares integrantes da CPMI.

‘Estou propondo essa nova sub-relatoria para investigar os ministérios da Saúde, da Ciência e Tecnolodia e o da Educaçãoâ?, afirmou.

Empresário Presta Depoimento Nessa Terça-feira

O senador Amir Lando confirmou para esta terça-feira o depoimento do empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin, sócio-proprietário da Planam. A empresa é considerada como a organizadora da Máfia das Ambulâncias. O depoimento será na sede da Polícia Federal aqui em Brasília e em caráter reservado.

Integrantes da CPMI pretendem esclarecer várias dúvidas em relação ao depoimento que o empresário prestou à Justiça de Mato Grosso por nove dias seguidos. Amir Lando também disse que as investigações não devem parar depois do primeiro relatório a respeito da participação de congressistas no esquema.

Nessa terça-feira, a própria CPMI deve decidir quais os próximos passos das investigações.

Esforço Concentrado

Nesta semana, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizarão o que os congressistas chamam de ‘esforço concentradoâ?. Serão três dias de votações neste mês. Na Câmara, a pauta do plenário está trancada por sete medidas provisórias. No Senado, dentre outras matérias, deve ser votada em segundo turno emenda constitucional que torna impositivo o Orçamento Geral da União votado pelo Congresso Nacional.

Entre as sete MPs que trancam a pauta da CÉmara está a que reajusta em 16,67% as aposentadorias e pensões de quem recebe mais de um salário mínimo por causa de emenda apresentada pela oposição. O governo concorda apenas com o índice de 5%. A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, já afirmou que o governo pode vetar novamente um reajuste acima dos 5%, deixando aposentados e pensionistas sem aumento nenhum.

Notícias Relacionadas

Ver tudo
Não categorizado
Dermatologista alerta para cuidados com o sol

Para se proteger do sol, o dermatologista Murilo Drummond, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica alguns cuidados que as pessoas devem ter, seja no sol quente do verão quanto em outras épocas. Como se proteger A forma correta de se proteger dos danos dos raios solares é a aplicação diária do filtro solar, faça chuva ou […]

Dermatologista alerta para cuidados com o sol

2 min de leitura

Não categorizado
Cientistas estudam inativação do vírus da Zika

Pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudam a inativação do vírus da Zika como um possível caminho para o desenvolvimento de uma vacina contra a doença. Ainda em fase inicial, a pesquisa foi um dos estudos sobre arboviroses apresentados durante um seminário que reuniu […]

Cientistas estudam inativação do vírus da Zika

3 min de leitura

Não categorizado
Médico questiona ligação entre miopia e falta de sol

A miopia, dificuldade de enxergar à distância, uma das alterações oculares que mais cresce no mundo, pode ser combatida entre adultos pela maior exposição à radiação UV (ultravioleta) emitida pelo sol durante a adolescência e juventude. Esta é a principal conclusão de uma pesquisa inédita que acaba de ser publicada no renomado periódico “Jama Ophthalmology”. […]

Médico questiona ligação entre miopia e falta de sol

4 min de leitura

Não categorizado
Mude seu cardápio para deixar o coração mais saudável

A busca por uma alimentação equilibrada geralmente traz dúvidas sobre quais alimentos devem ser consumidos com maior frequência ou não. Os óleos vegetais e seus derivados, como o creme vegetal, por exemplo, podem ser grandes aliados dentro de um estilo de vida saudável. Em sua composição são encontrados nutrientes essenciais de que o corpo necessita, […]

Mude seu cardápio para deixar o coração mais saudável

3 min de leitura