POLÍTICA: Ex-ministro da Saúde é indiciado na Máfia dos Vampiros

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Humberto Costa hoje é candidato do PT ao governo de Pernambuco.

POR Redação SRzd26/08/2006|2 min de leitura

POLÍTICA: Ex-ministro da Saúde é indiciado na Máfia dos Vampiros
| Siga-nos Google News

A Polícia Federal indiciou 42 pessoas por suposto envolvimento com a Máfia dos Vampiros. Entre os indiciados, está o ex-ministro da Saúde Humberto Costa, candidato do PT ao governo de Pernambuco. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares também faz parte da relação.

A Polícia Federal só confirmou os indiciamentos depois que Humberto Costa convocou entrevista coletiva nesta sexta-feira. Sua intenção foi antecipar reportagem sobre seu indiciamento. De acordo com a PF, os indiciamentos foram feitos em 2 de agosto.

Humberto Costa foi indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitações referentes à Máfia dos Vampiros. Nesta sexta-feira, o candidato do PT apresentou carta anônima, recebida por ele em 2002, denunciando o esquema criminoso.

O ex-ministro da Saúde garantiu que entregou a carta à PF e pediu que fosse feita uma investigação. ‘Seria burro e insano da minha parte pedir para a PF investigar se eu estivesse envolvido com o casoâ?, afirma Humberto Costa. Ele disse que sua advogada vai providenciar as quebras de sigilo fiscal, bancário e telefônico dele e de sua família — a mulher e três filhos.

Sócios com sangue

As fraudes no Ministério da Saúde eram praticadas em licitações para a compra de hemoderivados. A PF constatou que um grupo de funcionários do ministério manipulava a compra da substância por meio do pagamento de propina. As investigações da PF começaram no início dos anos 1990.

Foi a Polícia Federal que denominou as investigações de Operação Vampiro. Foram presas 17 pessoas, entre funcionários do ministério, lobistas e empresários. Em poder do grupo havia aproximadamente R$ 1,5 milhão dinheiro vivo.

Entre os presos, em maio de 2003, estava o então coordenador-geral de Logística do Ministério da Saúde Luiz Cláudio Gomes da Silva, considerado um dos principais auxiliares de Humberto Costa. Na ocasião, o agora candidato do PT disse que ficou ‘profundamente surpreso e decepcionadoâ? com o envolvimento de seu auxiliar.

A Justiça Federal acolheu denúncia do Ministério Público em junho de 2004. Havia acusações contra 20 empresários, lobistas, doleiros e ex-servidores do ministério. Eram denúncias de corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e fraude em licitação nas compras de medicamentos.

Notícias Relacionadas

Ver tudo
Não categorizado
Dermatologista alerta para cuidados com o sol

Para se proteger do sol, o dermatologista Murilo Drummond, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica alguns cuidados que as pessoas devem ter, seja no sol quente do verão quanto em outras épocas. Como se proteger A forma correta de se proteger dos danos dos raios solares é a aplicação diária do filtro solar, faça chuva ou […]

Dermatologista alerta para cuidados com o sol

2 min de leitura

Não categorizado
Cientistas estudam inativação do vírus da Zika

Pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudam a inativação do vírus da Zika como um possível caminho para o desenvolvimento de uma vacina contra a doença. Ainda em fase inicial, a pesquisa foi um dos estudos sobre arboviroses apresentados durante um seminário que reuniu […]

Cientistas estudam inativação do vírus da Zika

3 min de leitura

Não categorizado
Médico questiona ligação entre miopia e falta de sol

A miopia, dificuldade de enxergar à distância, uma das alterações oculares que mais cresce no mundo, pode ser combatida entre adultos pela maior exposição à radiação UV (ultravioleta) emitida pelo sol durante a adolescência e juventude. Esta é a principal conclusão de uma pesquisa inédita que acaba de ser publicada no renomado periódico “Jama Ophthalmology”. […]

Médico questiona ligação entre miopia e falta de sol

4 min de leitura

Não categorizado
Mude seu cardápio para deixar o coração mais saudável

A busca por uma alimentação equilibrada geralmente traz dúvidas sobre quais alimentos devem ser consumidos com maior frequência ou não. Os óleos vegetais e seus derivados, como o creme vegetal, por exemplo, podem ser grandes aliados dentro de um estilo de vida saudável. Em sua composição são encontrados nutrientes essenciais de que o corpo necessita, […]

Mude seu cardápio para deixar o coração mais saudável

3 min de leitura