SAÚDE: Asma mata seis pessoas por dia no Brasil

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Hoje é o Dia Nacional de Controle da Asma.

POR Redação SRzd21/06/2006|4 min de leitura

SAÚDE: Asma mata seis pessoas por dia no Brasil
| Siga-nos Google News

Se você adora um ar-condicionado, um cobertor, um ambiente fechado no inverno… cuidado! Você pode desenvolver asma.

No Dia Nacional de Controle da Asma, nesta quarta-feira, especialistas chamam a atenção para os problemas causados pela chegada do inverno, já que as temperaturas mais baixas fazem com que as pessoas permaneçam constantemente em ambientes fechados, sem ventilação adequada. Sendo assim, as concentrações de ácaros, poeira, mofo e outras substâncias alérgenas são maiores, desencadeando crises de asma e alergias respiratórias.

Os fatores da vida moderna em geral são os principais desencadeadores da doença e de alergias nas vias respiratórias, como a permanência em ambiente com ar-condicionado, exposição à fumaça de cigarro, poeira, poluição, mofo, carpete, etc. Não é à toa que nos países desenvolvidos estão as maiores incidências de asma.

Cerca de 20% dos brasileiros têm a doença

No Brasil, esta é a terceira causa de hospitalização pelo SUS, provocando 376 mil internações ao ano, de acordo com estudos epidemiológicos do Datasus. Os dados são alarmantes e colocam o Brasil como 8º país no mundo em prevalência de asma.

Cerca de dois em cada 10 brasileiros têm ou já tiveram alguma manifestação da doença, sendo que 25% destes têm a forma moderada ou grave, que pode levar à morte se não diagnosticada e tratada corretamente. O resultado disso é que, ainda que o Brasil esteja alinhado à tecnologia e medicação disponíveis na Europa e Estados Unidos, morrem em média 6 pacientes diariamente em decorrência da falta de diagnóstico e/ou tratamento adequados. Os dados são da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

‘Os índices são altíssimos. E o pior é que a maior parte da população não sabe disso, por isso a necessidade de fazermos campanhas para conscientizar as pessoas que têm os sintomas a procurar o tratamento adequadoâ?, ressalta o presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Rafael Stelmach.

O que é asma

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos propensos a esta inflamação a doença causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. As vias respiratórias do paciente asmático têm uma resposta exagerada quando em contato com mudanças de temperatura, animais, fumaça de cigarro, etc.

Os sintomas da asma não estão presentes o tempo todo, eles vão e voltam ao longo do tempo. ‘O bom diagnóstico da doença e o correto acompanhamento dos casos são as melhores formas de se controlar a asma. A pessoa que tiver falta de ar, tosse seca e estiver sempre com um ‘barulhoâ? no peito, deve procurar o médico imediatamente. Ela pode ter asmaâ?, alerta Stelmach.

Mas atenção: nem todas as pessoas têm asma, é preciso ter uma predisposição genética que, somada a fatores ambientais, determinam a presença da doença. A maior parte das pessoas que têm asma já nasce propensa, ela é uma doença familiar. Se o indivíduo tiver sempre contato com os fatores desencadeadores, pode desenvolvê-la.

A asma não tem cura mas existem tratamentos que podem melhorar a vida da pessoa asmática. Os mais comuns são o uso de antiinflamatórios e as famosas bombinhas.

Veja o que recomenda o Ministério da Saúde:

Cuidados gerais a serem tomados:

– Fique longe de mofo e outras coisas que o prejudiquem
– Se fizer uso de vaporizador, limpe-o freqüentemente
– Fique em lugar seguro quando a umidade ou a concentração de pólen é alta
– Fique longe de fumaça de cigarro
– Tome seus medicamentos exatamente como recomendação médica

Cuidados com sua roupa de cama:

– Forre o colchão e travesseiros com coberturas de plástico com zíperes
– Lave as roupas de cama uma vez por semana em água quente
– Lave cuidadosamente os travesseiros a seco uma vez por mês

Ter um animal de estimação pode não ser uma boa idéia. Mas se tiver, siga cuidadosamente as seguintes instruções:

– Dê banho todas as semanas
– Use o aspirador de pó diariamente

Notícias Relacionadas

Ver tudo