TECNOLOGIA: Você vai agora criar seus próprios games

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Microsoft lança no mercado o XNA Game Studio Express – quem quiser vai poder desenvolver jogos, além de experimentar os novos títulos da empresa.

POR Redação SRzd15/08/2006|2 min de leitura

TECNOLOGIA: Você vai agora criar seus próprios games
| Siga-nos Google News

Qualquer um que queira vai poder fazer seu próprio videogame ‘ é o que prometeu ontem o vice-presidente de marketing da Microsoft, Peter Morre, ao apresentar o mais novo brinquedinho da empresa. “Esse será o YouTube dos consolesâ?, disse ele, e exibiu orgulhoso o XNA Game Studio Express, software que permitirá aos aficionados não apenas que joguem, mas também que criem seus próprios vieogames.

Segundo o manager do grupo que desenvolve videogames na Microsoft, Chris Satchell, o novo programa (estrela do Gamefest 2006, feira que está acontecendo em Spokane, Washington) já tem uma versão em beta, a ser lançada no fim do mês. “O jogador vai poder criar games para Xbox 360 e PC”, anunciou.

Além disso, quem é viciado vai poder, pagando uma cota anual de US$ 99, fazer parte do “Clube de Criadores”, o que dá direito ao usuário experimentar os novos jogos desenvolvidos por outros usuários, competir entre si e ter acesso a material extra.

Segundo a Microsoft, será respeitada a propriedade intelectual dos games criados por usuários e, caso venham a ser comercializados, os lucros serão divididos com quem desenvolver o jogo. O objetivo do XNA Game Studio Express é, segundo a empresa, “criar comunidades”, e que seja, no mundo dos videogames, tão popular como hoje é o YouTube ‘ o site que publica cerca de 65 mil novos vídeos por dia.

Notícias Relacionadas

Ver tudo