O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (7) um novo site para a consulta de dinheiro “esquecido” em instituições financeiras. Os procedimentos poderão ser feitos somente a partir da próxima segunda-feira (14), por meio do endereço: valoresareceber.bcb.gov.br.
“Não será possível consultar ou solicitar valores no SVR [Sistema Valores a Receber] no site principal do BC. NÃO será possível consultar ou solicitar os valores no site principal do Banco Central NEM dentro do sistema Registrato”, disse o Banco Central, em comunicado.
O BC estima que há cerca de R$ 8 bilhões parados nos bancos, sem as pessoas nem ao menos terem conhecimento ou lembrança sobre isso. Inicialmente, a ferramenta havia saído do ar em janeiro devido a uma sobrecarga de acessos. Em menos de 24 horas no ar, o SVR possibilitou 8,5 mil solicitações de devolução de dinheiro “esquecido” nas instituições financeiras, no total de R$ 900 mil. Os recursos seriam transferidos via Pix em até 12 dias úteis.
O BC explica que no momento em que fizer a consulta pelo novo site, o cidadão saberá se tem algum valor a receber. Caso tenha algum “dinheiro esquecido”, ele receberá as datas para conhecer os valores e solicitar a transferência a partir do dia 7 de março.
Leia também:
+ Saiba quanto um carro pode gerar de despesas em um ano e o que fazer para economizar
+ Imposto de Renda: o que você precisa saber antes de declarar
+ Seguros de vida cobrem pandemias? tire essa dúvida