O governo federal autorizou a antecipação do pagamento do Auxílio Brasil no mês de agosto. Atualmente, o benefício é pago nos últimos dez dias úteis de cada mês.
De acordo com instrução normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (25), os beneficiários do programa poderão ter acesso ao auxílio a partir do dia 9 de agosto.
As parcelas dos meses restantes, de setembro a dezembro, seguem sem mudanças. Vale destacar que em julho, o pagamento começou a ser realizado no último dia 18 e segue até a sexta-feira (29).
Leia também:
+ Oficializado como candidato, Bolsonaro ataca STF, convoca apoiadores para ato e desafia Lula
+ Leonardo Péricles: conheça o único homem negro na disputa presidencial
O novo valor, de R$ 600, será pago a partir do calendário de agosto e ficará em vigor até dezembro. Ao todo, cerca de 18,13 milhões de famílias vão ser beneficiadas em julho.
Veja as datas de agosto:
NIS de final 1 – 9 de agosto
NIS de final 2 – 10 de agosto
NIS de final 3 – 11 de agosto
NIS de final 4 – 12 de agosto
NIS de final 5 – 15 de agosto
NIS de final 6 – 16 de agosto
NIS de final 7 – 17 de agosto
NIS de final 8 – 18 de agosto
NIS de final 9 – 19 de agosto
NIS de final 0 – 22 de agosto
Em agosto, os beneficiários do vale-gás dentro do Auxílio Brasil vão receber também 100% do valor, em vez de 50% do preço médio nacional do botijão de 13kg considerando os últimos seis meses, como vinha sendo pago. A média é calculada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).