Em caso de vitória, chapa de oposição promete ‘resgate ideológico’ e ‘ensaio itinerante’ na Gaviões da Fiel

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Os eleitores da Gaviões da Fiel vão às urnas neste sábado (29), das 8h às 17h, na sede social da escola, na Rua Cristina Thomas, 183, no Bom Retiro. O encontro vai eleger o novo Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva. Os vencedores permanecem no comando da “Torcida que samba” até 2024. Concorrem ao pleito a “Chapa 3 – […]

POR Redação SRzd27/05/2021|9 min de leitura

Em caso de vitória, chapa de oposição promete ‘resgate ideológico’ e ‘ensaio itinerante’ na Gaviões da Fiel

Padinho (Hamilton) e Jarrão (Alexandre Jacobina). Foto: Divulgação.

| Siga-nos Google News

Os eleitores da Gaviões da Fiel vão às urnas neste sábado (29), das 8h às 17h, na sede social da escola, na Rua Cristina Thomas, 183, no Bom Retiro. O encontro vai eleger o novo Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva. Os vencedores permanecem no comando da “Torcida que samba” até 2024.

Concorrem ao pleito a “Chapa 3 – Maloqueiros da Arquibancada”, composta por Alexandre Domênico (presidente) e Tiago Rocha (vice-presidente), e a “Chapa 13 – Juntos faremos a diferença”, formada por Hamilton, o Padinho (presidente) e Alexandre Jacobina, o Jarrão (vice-presidente).

Com o objetivo de cumprir sua função jornalística, o SRzd entrevistou os dois grupos que disputam a eleição. Ambos responderam as mesmas perguntas e apresentaram suas propostas para a administração da agremiação que já conquistou quatro títulos no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo.

Conforme combinado anteriormente, nesta quinta-feira (27) será postado o depoimento da “Chapa 13”. Na última quarta-feira (26) foi ao ar a entrevista com a “Chapa 3”, respeitando assim a ordem numérica.

Desfile 2020 da Gaviões da Fiel. Foto: SRzd – Bruno Giannelli

Vale ressaltar que as respostas foram publicadas na íntegra, da mesma forma em que cada grupo enviou ao SRzd. Confira:

SRzd: O que motivou a chapa a participar da eleição na Gaviões da Fiel?

Chapa 13: “A motivação veio do desejo de um movimento iniciado por uma das figuras mais emblemáticas da história dos Gaviões, Julio Toledo, 67 anos, que no início de 2020 procurou reunir diversas lideranças da entidade no sentido que promover uma grande união, passando por uma análise dos 50 anos que acabamos de completar de olho no futuro. Assim participaram desse movimento integrantes das chapas que disputaram as últimas eleições. O intuito do movimento, importante deixar claro, era a formação de uma única corrente, onde a partir de então o Conselho Deliberativo passaria a ter mais importância nas decisões administrativas dos Gaviões, como por exemplo a discussão e aprovação de contratos de patrocínio, contratações de valores elevados (com estipulação de um teto para autonomia da diretoria). Mesmo com várias tentativas dessa unificação, isso acabou não acontecendo e, assim, duas frentes concorrem ao pleito. A nossa, a ‘Chapa 13’, encabeçada pelo Padinho (Hamilton) e pelo Jarrão (Alexandre Jacobina). Então o que nos motiva a estar nessa disputa é o resgate ideológico, a união, maior valorização à velha guarda e fortalecimento da juventude, que todos os dias chega nos Gaviões, cada qual no seu plano”.

SRzd: Diga aos nossos leitores o seu histórico dentro da entidade.

Chapa 13 (Padinho): “Resido na Zona Sul da cidade de São Paulo, sou sócio número 36.143. Trabalho como administrador de imóveis. Possuo dois mandatos de conselheiro, tendo atuado também como Conselheiro Fiscal, presente no dia a dia da entidade, comparecendo aos jogos do Corinthians e atividades na sede. Busco colaborar para que nossa entidade seja mais atuante no Corinthians e volte a ocupar o espaço que nos é de direito no Carnaval de São Paulo, investindo forte organização e descobrimento de novos valores nesse braço cultural. Representaremos o Corinthians com a grandeza que a sua história exige, no futebol e no Carnaval”.

Chapa 13 (Jarrão): “Moro no Jardim Brasil, Zona Norte da capital, sou sócio 19.822. Trabalho como assessor de gestão pública na cidade de Guarulhos. Trinta anos dentro dos Gaviões, sempre acompanhando o Corinthians e participando das principais decisões da vida dos Gaviões. Conselheiro trienal e já colaborei como Diretor da Torcida, administrando o setor de ingressos. Vou trabalhar pelo resgate ideológico dos Gaviões, com maior atuação dentro do Clube e aprimoramento do nosso Carnaval, no sentido de que possamos voltar aos primeiros lugares, com incentivo à formação de novos valores.”.

SRzd: Quais são as principais propostas para o Carnaval da agremiação?

Chapa 13: “Criação de um Conselho Cultural, formado por todos que já passaram pela administração do Carnaval (com ênfase aos integrantes das conquistas vitoriosas dos anos 90 e 2000, quando nos tornamos tetracampeões do Grupo Especial) e pessoas que queiram discutir e planejar ações nesse braço cultural. Como elaboração de enredos, projetos artísticos, captação de recursos, resgate da vitoriosa história dos Gaviões desde os tempos de bloco, valorização das figuras que representam a entidade.

Lembrando que os Gaviões, desde os seus primórdios, sempre revelaram nomes para o samba: Como Flavio La Selva e Luiz Carlos Caldarone, que participaram ativamente das organizações das entidades que administram o Carnaval da nossa cidade (Uesp e Liga). Nossos mestres e diretores da ‘Ritimão’, Roberto Daga (precursor e fundador), Clay (in memorian), Pantchinho (que também foi presidente), Ciro Castilho (atual mestre); Michel e Ildely, nosso primeiro casal, puro sangue, que iniciou sua trajetória nos anos 90, passando por Dorgival (Bozó) e Gislene (Gi), Wagner Araujo e Adriana Modjian e atualmente Wagner Araujo e Gabriela Mondjian; a comissão de frente, que nos anos 90 era composta, entre outros, pelo William Fernando Gonçalves (pai do Celsinho Mody) e o Ronaldo Bonfim (in memorian); passistas, como a Juliana Oliveira, rainha da bateria do Carnaval (2003 e 2004), Dorothy Matos, Livia Andrade; diretores de harmonia, como Carlos Tadeu Gomes (Miranda), Regina Decorli, Ricardo Amorim e Marcio Rodrigues. Essas revelações passam também pela formação de diretores e mão de obra do barracão, como o nosso saudoso Xumbinho, lembrando de Avelino Leonardo Gomes (dos tempos de bloco e primeiros anos de escola). Enfim são muitas gratas revelações que culminam com um ícone que ficou conhecido como ‘a voz da Fiel’, Ernesto Teixeira, nascido nas arquibancadas dos jogos do Corinthians, com 36 anos cantando como voluntário. Aliás o voluntariado é uma grande característica da nossa entidade.

Vamos dar início a criação dos ‘Gaviões do Futuro’, projeto com as nossas crianças. Destacando que já no período de bloco entre 1976 e 1988, sempre primamos por investir e ter a maior e melhor ala das crianças do Carnaval. Atualmente, muitas dessas crianças estão na vida dos Gaviões ocupando diversas funções.

Ensaio Itinerante – Projeto que levará os Gaviões às comunidades mais distantes na cidade de São Paulo e, inclusive, para outras cidades, através da organização das nossas subsedes e pontos de encontro”.

SRzd: O que a escola precisa mudar e manter da atual gestão?

Chapa 13: “É preciso mudar o planejamento orçamentário e técnico, para que o trabalho chegue concluído com êxito; promover melhora da infraestrutura para recebimento da velha guarda e ala das baianas na quadra e em eventos externos. Ampliar as fontes de captação de recursos, com maior aproveitamento das leis de incentivo. Investimento no departamento de Shows e Eventos para captação de novas receitas. Buscar o maior engajamento do componente, promovendo um calendário anual de ensaios/eventos, busca de maior interação do associados que estão nas subsedes e pontos de encontro. Deve ser mantido o trabalho técnico nos setores como bateria, casais de mestres-sala e porta-bandeiras e a ala musical”.

SRzd: Em caso de vitória, o projeto do próximo desfile será mantido?

Chapa 13: “Essa é uma resposta que só poderemos dar após análise do andamento do atual projeto, verificando o que já foi comprometido e gasto das verbas oficiais; entender a previsão de recursos necessários para a conclusão de como está o trabalho no barracão e no atelier e remuneração dos profissionais contratados. A princípio não há por que mudar o projeto por outro, mas dependendo da situação relacionada à pandemia, podem ser feitos ajustes.”.

SRzd: Deixe uma mensagem para a comunidade.

Chapa 13: “Somos uma ‘Torcida que Samba’, uma entidade que sempre esteve à frente do seu tempo. Respeitados no futebol e no Carnaval. Com a soma de todos os esforços voltaremos a protagonizar nesses espaços! Por isso pedimos a quem tem condição de voto, que no próximo sábado, dia 29, compareça à nossa sede com a carteirinha dos Gaviões e um documento com foto e exerça o seu direito democrático de escolha dos novos gestores dos Gaviões. Muito importante também a escolha dos novos conselheiros, pois nossa entidade precisa de um conselho forte, para que as mudanças estatutárias possam ser analisadas e discutidas e, posteriormente, colocadas para o crivo da Assembleia Geral. Juntos faremos a diferença – Chapa 13 – Padinho e Jarrão”.

Desfile 2020 da Gaviões da Fiel. Foto- SRzd – Bruno Giannelli

No próximo Carnaval, a Gaviões apresentará o enredo: “Basta!”. Pelo segundo Carnaval seguido, o desfile da escola será desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros.

Grandão, Sukata, Jairo Roizen, Morganti, Guinê, Xérem, Claudio Gladiador, Ribeirinho, Claudinho, Meiners, Luciano Costa, Felipe Yaw, Marcelo Adnet, Fadico, Júnior Fionda, Lequinho, Fábio Palácio (Mentirinha), Leonel Querino, Altemir Magrão, Marcelo Valente, Sandro Lima e Rodrigo Dias assinam a autoria do samba-enredo. Clique aqui para ouvir.

+ Gaviões divulga orientações aos associados para o dia das eleições

+ ‘A fome do gueto’: Gaviões da Fiel faz arrecadação de cestas básicas

+ Ex-BBB desabafa por ataques: ‘Estou no último suspiro’

+ CPI: Dimas Covas diz que ações e omissões do governo prejudicaram vacinação

+ FioCruz alerta para alta nas mortes por Covid e ‘rejuvenescimento da pandemia’

+ Piauí decreta estado de calamidade

+ Marido de Rita Lee se manifesta após descoberta de tumor

+ Alerta: Paraguai confirma dois casos de ‘Fungo Negro’

+ Pandemia persiste: Brasil ultrapassa 456 mil mortos por Covid

+ Lula diz que ‘boa parte dos mortos por Covid devem ser debitados nas costas de Bolsonaro’

+ Ibovespa em alta e moedas estrangeiras em queda; veja a cotação de 27 de maio

+ SP: ‘Sarna humana’ atinge moradores no litoral paulista

+ Apresentadora morre aos 44 anos e família suspeita de vacina

+ STF anula homologação de delação de Sério Cabral

+ Manaus: 98 vagas de emprego nas áreas da Indústria, Saúde e Serviços; veja

+ PDT surpreende e adota discurso em favor do voto impresso

+ China critica EUA, estado da Austrália adere lockdown, Peru em estado de emergência e mais

Os eleitores da Gaviões da Fiel vão às urnas neste sábado (29), das 8h às 17h, na sede social da escola, na Rua Cristina Thomas, 183, no Bom Retiro. O encontro vai eleger o novo Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva. Os vencedores permanecem no comando da “Torcida que samba” até 2024.

Concorrem ao pleito a “Chapa 3 – Maloqueiros da Arquibancada”, composta por Alexandre Domênico (presidente) e Tiago Rocha (vice-presidente), e a “Chapa 13 – Juntos faremos a diferença”, formada por Hamilton, o Padinho (presidente) e Alexandre Jacobina, o Jarrão (vice-presidente).

Com o objetivo de cumprir sua função jornalística, o SRzd entrevistou os dois grupos que disputam a eleição. Ambos responderam as mesmas perguntas e apresentaram suas propostas para a administração da agremiação que já conquistou quatro títulos no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo.

Conforme combinado anteriormente, nesta quinta-feira (27) será postado o depoimento da “Chapa 13”. Na última quarta-feira (26) foi ao ar a entrevista com a “Chapa 3”, respeitando assim a ordem numérica.

Desfile 2020 da Gaviões da Fiel. Foto: SRzd – Bruno Giannelli

Vale ressaltar que as respostas foram publicadas na íntegra, da mesma forma em que cada grupo enviou ao SRzd. Confira:

SRzd: O que motivou a chapa a participar da eleição na Gaviões da Fiel?

Chapa 13: “A motivação veio do desejo de um movimento iniciado por uma das figuras mais emblemáticas da história dos Gaviões, Julio Toledo, 67 anos, que no início de 2020 procurou reunir diversas lideranças da entidade no sentido que promover uma grande união, passando por uma análise dos 50 anos que acabamos de completar de olho no futuro. Assim participaram desse movimento integrantes das chapas que disputaram as últimas eleições. O intuito do movimento, importante deixar claro, era a formação de uma única corrente, onde a partir de então o Conselho Deliberativo passaria a ter mais importância nas decisões administrativas dos Gaviões, como por exemplo a discussão e aprovação de contratos de patrocínio, contratações de valores elevados (com estipulação de um teto para autonomia da diretoria). Mesmo com várias tentativas dessa unificação, isso acabou não acontecendo e, assim, duas frentes concorrem ao pleito. A nossa, a ‘Chapa 13’, encabeçada pelo Padinho (Hamilton) e pelo Jarrão (Alexandre Jacobina). Então o que nos motiva a estar nessa disputa é o resgate ideológico, a união, maior valorização à velha guarda e fortalecimento da juventude, que todos os dias chega nos Gaviões, cada qual no seu plano”.

SRzd: Diga aos nossos leitores o seu histórico dentro da entidade.

Chapa 13 (Padinho): “Resido na Zona Sul da cidade de São Paulo, sou sócio número 36.143. Trabalho como administrador de imóveis. Possuo dois mandatos de conselheiro, tendo atuado também como Conselheiro Fiscal, presente no dia a dia da entidade, comparecendo aos jogos do Corinthians e atividades na sede. Busco colaborar para que nossa entidade seja mais atuante no Corinthians e volte a ocupar o espaço que nos é de direito no Carnaval de São Paulo, investindo forte organização e descobrimento de novos valores nesse braço cultural. Representaremos o Corinthians com a grandeza que a sua história exige, no futebol e no Carnaval”.

Chapa 13 (Jarrão): “Moro no Jardim Brasil, Zona Norte da capital, sou sócio 19.822. Trabalho como assessor de gestão pública na cidade de Guarulhos. Trinta anos dentro dos Gaviões, sempre acompanhando o Corinthians e participando das principais decisões da vida dos Gaviões. Conselheiro trienal e já colaborei como Diretor da Torcida, administrando o setor de ingressos. Vou trabalhar pelo resgate ideológico dos Gaviões, com maior atuação dentro do Clube e aprimoramento do nosso Carnaval, no sentido de que possamos voltar aos primeiros lugares, com incentivo à formação de novos valores.”.

SRzd: Quais são as principais propostas para o Carnaval da agremiação?

Chapa 13: “Criação de um Conselho Cultural, formado por todos que já passaram pela administração do Carnaval (com ênfase aos integrantes das conquistas vitoriosas dos anos 90 e 2000, quando nos tornamos tetracampeões do Grupo Especial) e pessoas que queiram discutir e planejar ações nesse braço cultural. Como elaboração de enredos, projetos artísticos, captação de recursos, resgate da vitoriosa história dos Gaviões desde os tempos de bloco, valorização das figuras que representam a entidade.

Lembrando que os Gaviões, desde os seus primórdios, sempre revelaram nomes para o samba: Como Flavio La Selva e Luiz Carlos Caldarone, que participaram ativamente das organizações das entidades que administram o Carnaval da nossa cidade (Uesp e Liga). Nossos mestres e diretores da ‘Ritimão’, Roberto Daga (precursor e fundador), Clay (in memorian), Pantchinho (que também foi presidente), Ciro Castilho (atual mestre); Michel e Ildely, nosso primeiro casal, puro sangue, que iniciou sua trajetória nos anos 90, passando por Dorgival (Bozó) e Gislene (Gi), Wagner Araujo e Adriana Modjian e atualmente Wagner Araujo e Gabriela Mondjian; a comissão de frente, que nos anos 90 era composta, entre outros, pelo William Fernando Gonçalves (pai do Celsinho Mody) e o Ronaldo Bonfim (in memorian); passistas, como a Juliana Oliveira, rainha da bateria do Carnaval (2003 e 2004), Dorothy Matos, Livia Andrade; diretores de harmonia, como Carlos Tadeu Gomes (Miranda), Regina Decorli, Ricardo Amorim e Marcio Rodrigues. Essas revelações passam também pela formação de diretores e mão de obra do barracão, como o nosso saudoso Xumbinho, lembrando de Avelino Leonardo Gomes (dos tempos de bloco e primeiros anos de escola). Enfim são muitas gratas revelações que culminam com um ícone que ficou conhecido como ‘a voz da Fiel’, Ernesto Teixeira, nascido nas arquibancadas dos jogos do Corinthians, com 36 anos cantando como voluntário. Aliás o voluntariado é uma grande característica da nossa entidade.

Vamos dar início a criação dos ‘Gaviões do Futuro’, projeto com as nossas crianças. Destacando que já no período de bloco entre 1976 e 1988, sempre primamos por investir e ter a maior e melhor ala das crianças do Carnaval. Atualmente, muitas dessas crianças estão na vida dos Gaviões ocupando diversas funções.

Ensaio Itinerante – Projeto que levará os Gaviões às comunidades mais distantes na cidade de São Paulo e, inclusive, para outras cidades, através da organização das nossas subsedes e pontos de encontro”.

SRzd: O que a escola precisa mudar e manter da atual gestão?

Chapa 13: “É preciso mudar o planejamento orçamentário e técnico, para que o trabalho chegue concluído com êxito; promover melhora da infraestrutura para recebimento da velha guarda e ala das baianas na quadra e em eventos externos. Ampliar as fontes de captação de recursos, com maior aproveitamento das leis de incentivo. Investimento no departamento de Shows e Eventos para captação de novas receitas. Buscar o maior engajamento do componente, promovendo um calendário anual de ensaios/eventos, busca de maior interação do associados que estão nas subsedes e pontos de encontro. Deve ser mantido o trabalho técnico nos setores como bateria, casais de mestres-sala e porta-bandeiras e a ala musical”.

SRzd: Em caso de vitória, o projeto do próximo desfile será mantido?

Chapa 13: “Essa é uma resposta que só poderemos dar após análise do andamento do atual projeto, verificando o que já foi comprometido e gasto das verbas oficiais; entender a previsão de recursos necessários para a conclusão de como está o trabalho no barracão e no atelier e remuneração dos profissionais contratados. A princípio não há por que mudar o projeto por outro, mas dependendo da situação relacionada à pandemia, podem ser feitos ajustes.”.

SRzd: Deixe uma mensagem para a comunidade.

Chapa 13: “Somos uma ‘Torcida que Samba’, uma entidade que sempre esteve à frente do seu tempo. Respeitados no futebol e no Carnaval. Com a soma de todos os esforços voltaremos a protagonizar nesses espaços! Por isso pedimos a quem tem condição de voto, que no próximo sábado, dia 29, compareça à nossa sede com a carteirinha dos Gaviões e um documento com foto e exerça o seu direito democrático de escolha dos novos gestores dos Gaviões. Muito importante também a escolha dos novos conselheiros, pois nossa entidade precisa de um conselho forte, para que as mudanças estatutárias possam ser analisadas e discutidas e, posteriormente, colocadas para o crivo da Assembleia Geral. Juntos faremos a diferença – Chapa 13 – Padinho e Jarrão”.

Desfile 2020 da Gaviões da Fiel. Foto- SRzd – Bruno Giannelli

No próximo Carnaval, a Gaviões apresentará o enredo: “Basta!”. Pelo segundo Carnaval seguido, o desfile da escola será desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros.

Grandão, Sukata, Jairo Roizen, Morganti, Guinê, Xérem, Claudio Gladiador, Ribeirinho, Claudinho, Meiners, Luciano Costa, Felipe Yaw, Marcelo Adnet, Fadico, Júnior Fionda, Lequinho, Fábio Palácio (Mentirinha), Leonel Querino, Altemir Magrão, Marcelo Valente, Sandro Lima e Rodrigo Dias assinam a autoria do samba-enredo. Clique aqui para ouvir.

+ Gaviões divulga orientações aos associados para o dia das eleições

+ ‘A fome do gueto’: Gaviões da Fiel faz arrecadação de cestas básicas

+ Ex-BBB desabafa por ataques: ‘Estou no último suspiro’

+ CPI: Dimas Covas diz que ações e omissões do governo prejudicaram vacinação

+ FioCruz alerta para alta nas mortes por Covid e ‘rejuvenescimento da pandemia’

+ Piauí decreta estado de calamidade

+ Marido de Rita Lee se manifesta após descoberta de tumor

+ Alerta: Paraguai confirma dois casos de ‘Fungo Negro’

+ Pandemia persiste: Brasil ultrapassa 456 mil mortos por Covid

+ Lula diz que ‘boa parte dos mortos por Covid devem ser debitados nas costas de Bolsonaro’

+ Ibovespa em alta e moedas estrangeiras em queda; veja a cotação de 27 de maio

+ SP: ‘Sarna humana’ atinge moradores no litoral paulista

+ Apresentadora morre aos 44 anos e família suspeita de vacina

+ STF anula homologação de delação de Sério Cabral

+ Manaus: 98 vagas de emprego nas áreas da Indústria, Saúde e Serviços; veja

+ PDT surpreende e adota discurso em favor do voto impresso

+ China critica EUA, estado da Austrália adere lockdown, Peru em estado de emergência e mais

Notícias Relacionadas

Ver tudo