O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), disse que a nova variante do coronavírus, Ômicron, “não tem matado ninguém” e que ela é “bem-vinda” ao Brasil.
O comentário foi feito durante entrevista concedida à Gazeta Brasil, na manhã desta quarta-feira (12):
“A Ômicron não tem matado ninguém. O que morreu aqui em Goiás não foi de Ômicron… Com Ômicron… Na verdade, ele foi com Ômicron, e não de Ômicron. Ele já tinha problemas seríssimos, em especial nos pulmões. E acabou falecendo”, justificou Bolsonaro.
A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, município da região metropolitana da capital do estado de Goiás, confirmou, na última quinta-feira, o primeiro óbito pela nova variante do coronavírus. O registro foi feito por meio de sequenciamento genômico e, segundo a Pasta, foi o primeiro do Brasil.
O comentário foi rebatido horas depois pelo diretor de emergências da OMS, a Organização Mundial da Saúde, Michael Ryan, durante a conferência semanal da entidade sobre a Covid-19.
“Nenhum vírus que mata pessoas é bem-vindo, especialmente quando há indivíduos sofrendo”, afirmou Ryan ao responder sobre a fala do chefe do Executivo brasileiro.
+ Leia também:
+ A pior desde 2015, inflação no Brasil é a terceira maior do G-20
+ Pesquisadores apontam prejuízo bilionário se Carnaval for cancelado