Enquete. No Brasil, apesar de ainda não existir uma lei federal, o Ministério da Educação pretende enviar ao Congresso um projeto de lei para proibir o uso de celulares nas escolas públicas e privadas.
Mesmo sem uma legislação vigente, diversas instituições de ensino já implementam essa proibição, que divide opiniões.
A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que as instituições de ensino adotem essa medida, apontando que o uso excessivo da tecnologia pode prejudicar o desempenho dos estudantes.
A proibição do uso de celulares em escolas tem ganhado força em várias regiões do Brasil. No Rio de Janeiro, a prefeitura baniu o aparelho tanto nas salas de aula quanto nos intervalos, e no Rio Grande do Norte, uma lei estadual já foi sancionada com a mesma finalidade.
Cerca de um terço das escolas no Brasil já restringem o uso de celulares, segundo uma pesquisa da TIC Educação. O objetivo é fazer com que os alunos se desconectem do mundo digital por algumas horas e se envolvam mais com o ambiente escolar e com os colegas.
Algumas instituições, além de proibir o uso dos aparelhos, ainda bloqueiam o acesso a redes sociais e plataformas de streaming nas redes de Wi-Fi das escolas.
E você, leitor do SRzd? Qual a sua opinião? É a favor ou contra a proibição de ceulares nas escolas? Vote na enquete a seguir: