Bastidores. Um avião da empresa Azul Linhas Aéreas que saiu do Recife, capital de Pernambuco, com destino ao Rio de Janeiro, transportando 136 pessoas, precisou desviar a rota e pousar no Aeroporto de Salvador na madrugada desta segunda-feira (30).
Inicialmente, a Vinci Airports, que administra o terminal, havia classificado a situação como pouso de emergência. Ao fim da manhã, a concessionária informou em nota à imprensa um novo termo: pouso de prioridade.
Vídeos mostram o desespero dos passageiros com a situação.
Entre eles, a atriz Isis Broken, que está no ar atualmente na novela ‘No Rancho Fundo’, da TV Globo. Além do susto, ela também relatou ter sofrido transfobia por parte da tripulação.
Broken identifica-se como travesti e contou que um funcionário da empresa aérea referiu-se a ela usando a expressão masculina “senhor”.
Sobre esta situação, a Azul Linhas Aéreas disse que “repudia e combate todo e qualquer tipo de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade funcional” e que oferece “um serviço personalizado, com qualidade, eficiência, presteza e principalmente segurança”. Além disso, garantiu que “os tripulantes são treinados e orientados para seguir todos os procedimentos e prestar a assistência necessária aos clientes”.