Após passar por participar de encontros no Egito e Portugal, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva retorna nesta segunda-feira (21) às atividades no país e deve anunciar nos próximos dias os primeiros nomes para compor seu ministério.
Segundo informações do jornal “O Globo”, aliados próximos ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, gostariam de que o titular da Fazenda fosse logo conhecido, para servir de porta-voz econômico e interlocutor com o mercado.
Leia também:
+ Lula alerta que derrota de Bolsonaro não enterra o radicalismo
+ Ministério da Defesa emite nota após assassinato dentro da sede do órgão
Pessoas próximas no entorno de Lula também entendem que a nomeação de ministros indicados por partidos aliados pode facilitar a aprovação da PEC da Transição, principal batalha que o futuro governo travará no Congresso ainda este ano.
O texto, destinado a elaborar uma regra que exclua do teto os gastos com os programas sociais, foi entregue ao parlamento na semana passada e deve sofrer alterações a partir dos debates na Câmara e no Senado.
De acordo com aliados de Lula, a confirmação de espaços no ministério para siglas com as quais o governo está negociando a formação de uma base mais ampla a partir do ano que vem pode garantir votos importantes já na aprovação da PEC.