Milhares de brasileiros desembolsaram dinheiro do próprio bolso para fazer teste de Covid-19 nos últimos meses. Com a chegada da variante Ômicron, aumentou a procura por estes exames, que dependendo da urgência, chega a custar R$ 700.
As despesas realizadas pelo contribuinte ou com seus dependentes com testes para detectar o novo Coronavírus poderão ser deduzidas no Imposto de Renda 2022.
De acordo com a Receita Federal, o exame realizado em laboratório poderá ser declarado e deduzido, desde que comprovado o pagamento. Já o teste feito em farmácia, mesmo com nota fiscal, não poderá ser deduzido.
Como declarar
Para declarar, é preciso ter os comprovantes de pagamento dos testes feitos em laboratório. Na declaração, o contribuinte deve colocar o valor do exame e o número do CNPJ do laboratório.
Para isso, é necessário ter em mãos a nota fiscal ou documento que comprove a data da despesa, o responsável pelo pagamento, o beneficiário do serviço e o número do CNPJ da clínica, hospital ou laboratório.
A entrega das declarações do IR 2022 começa em março, em data que ainda será divulgada pela Receita. Vale lembrar que o benefício tributário só vale para pagamentos efetuados pelo contribuinte para o seu próprio tratamento ou o de seus dependentes relacionados na declaração.
Leia também:
+ Número de mortos por variante Ômicron é mais do que trágico, diz OMS
+ Polícia Civil do Rio cumpre 26 mandados de busca e apreensão em operação contra tráfico de drogas
+ Avanço da opinião na internet e a liberdade de expressão entram na agenda do país