Na próxima terça-feira (23), a União das Escolas de Samba Paulistanas, a Uesp, realizará o sorteio da ordem dos desfiles para o Carnaval 2023.
O evento acontecerá a partir das 20h, no “Inova Bar”, localizado na Rua Eduardo Espinola Filho, 70 – Jardim São Paulo (Zona Norte da capital paulista), com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube. O acesso ao local é restrito às agremiações filiadas, além de profissionais da imprensa previamente credenciados e autoridades.
Leia também:
+ Após três meses, presidente renuncia ao cargo da X-9 Paulistana
+ Carnavalesco da Independente Tricolor explica como Guerra de Troia inspirou enredo 2023
+ Emoção, reencontro e escolha: os bastidores do convite aceito pelo novo casal da Mocidade Alegre
O sorteio começará pelo Grupo de Acesso de Bairros 2 e Acesso de Bairros 1. Por fim, ocorre o sorteio do Grupo Especial de Bairros.
“Haverá a leitura da ordem de desfiles dos Grupos de Acesso de Bairros 3, Acesso de Blocos e Blocos Especiais, que não participarão do sorteio, pois as agremiações destes grupos já escolheram as datas, locais e ordem dos desfiles, de acordo com as regras pré-estabelecidas nos respectivos regulamentos”, explica Alexandre Magno, o Nenê, presidente da Uesp.
Ele lembra ainda que, conforme a regra do sorteio da Matriz do Samba, a agremiação que não estiver presente perderá o direto à vaga sorteada, que poderá ser solicitada por outra agremiação.
“A definição da ordem dos desfiles é uma das etapas mais importantes da organização do Carnaval”, destaca o dirigente.
Saiba mais sobre a Uesp
Fundada em 10 de setembro de 1973 com o objetivo de unir as escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade de São Paulo e representá-los junto ao poder público, a Uesp é membro do Conselho Municipal de Cultura e filiada à Confederação Brasileira de Escolas de Samba.
A entidade é responsável pelos desfiles oficiais das escolas de samba paulistanas dos Grupos Especial de Bairros, Acesso de Bairros 1 e Acesso de Bairros 2, Acesso de Bairros 3, além dos Blocos Especiais e Acesso de Blocos, espalhados em diversos bairros da cidade, atraindo grande público.
Além de organizar os desfiles, a “Matriz do Samba” desenvolve projetos em conjunto com suas filiadas visando a construção e o fortalecimento das comunidades e a valorização da cultura popular brasileira através de diversos eventos, entre eles, o “Dia Nacional do Samba”, a escolha do Cidadão e Cidadã do Samba Paulistano, a realização do concurso “Repinique de Ouro” e “Rainha do Samba”, além de cursos para formação de jurados.