O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, está em vantagem na disputa contra Jair Bolsonaro, do PL, no segundo turno das eleições, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14) pelo XP/Ipespe.
Considerando os votos válidos, Lula venceria a disputa e seria eleito presidente, se a votação fosse hoje, com 53% contra 47% de Bolsonaro.
Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. O candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.
Leia também
+ Polícia Federal prende suspeitos de suposto desvio do orçamento secreto
+ Alexandre de Moraes suspende inquéritos contra institutos de pesquisa
Em relação ao estudo anterior, Lula teve oscilação de um ponto para menos, enquanto Bolsonaro manteve os 43% da sondagem anterior, divulgada no dia 11 de outubro.
Levando em conta os votos totais, o petista contabiliza 49% das intenções, contra 43% do atual presidente. Os que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos ou que pretendem votar em branco ou nulo somam 4%. Os que não sabem ou preferiram não responder representam 4%.
Votos de Tebet e Ciro
Lula ainda obtém 49% dos votos dos eleitores que declaram ter votado em Simone Tebet, do MDB, no primeiro turno. O petista também foi citado por 38% dos eleitores que dizem ter votado em Ciro Gomes, do PDT. Já Bolsonaro ficou com 26% dos votos de Tebet e 31% dos votos de Ciro.
Registra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07942/2022, a pesquisa ouviu por telefone dois mil eleitores entre 10 e 12 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança de 94,45%.